Pelo menos 10 mil portugueses já aderiram à ferramenta de comunicação pela Internet Twitter e as adesões estão a crescer cada vez mais, disse à Lusa o jornalista Paulo Querido, responsável pela listagem da TwitterPortugal.

Apesar de não conseguir medir «todos os registos» de novos twitters criados por portugueses, Paulo Querido estima que, de momento, existam pelo menos «8.000 a 10.000 contas [criadas] por portugueses, das quais 5.000 a 7.000 activas numa base semanal».

Segundo o jornalista, que é responsável pela TwitterPortugal, ferramenta que lista os utilizadores portugueses da plataforma, em Janeiro de 2008 o número de novos utilizadores registados em Portugal foi 57.

No mesmo mês deste ano, esse número era seis vezes maior, chegando aos 380.

Recorde-se que a Presidência da República aderiu no passado mês de Janeiro ao Twitter, reconhecendo a plataforma em nota de imprensa como «uma nova forma de acompanhamento da actualidade do Presidente da República, a sua agenda, intervenções, visitas e outras iniciativas».

O Twitter é actualmente uma das redes sociais com maior número de utilizadores na Internet, segundo a empresa de análise de tráfego da Web Compete, que classifica a plataforma de comunicação como a terceira na lista de redes sociais mais populares entre os norte-americanos.

Na lista do ano passado, a plataforma ocupava a 22ª posição, sendo este ano apenas ultrapassada pelas redes sociais Facebook e MySpace.