A crise dos combustíveis já teve um impacto de 15 por cento nos custos do gasóleo para os táxis. Contas feitas, se a bandeirada normal é de 2 euros, uma actualização pode chegar aos 2,20 euros. Uma situação limite indesejada pelos taxistas, diz o «Correio da Manhã».

Por seu turno, na CP, os preços para os comboios regionais e inter-regionais vão mudar a partir de 29 de Junho. Em alguns casos aumenta, noutros desce, a maioria ao nível dos cêntimos. Mas, o PSD denuncia aumentos de 8%.

Recorde-se que já ontem a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, tinha dito que os taxistas terão de fazer reflectir no mercado o aumento do preço dos combustíveis, independentemente de serem adoptadas algumas medidas transversais ao sector dos transportes. Fora de questão está o recurso ao gasóleo profissional.

Na base da discussão, que incluiu a Federação Portuguesa do Taxi (FPT), estiveram questões como apoios à renovação de frotas, formação profissional e energias renováveis. Dossiês que fazem parte das reivindicações da FPT.