Já são habituais os estágios de pré-época das equipas inglesas fora do Reino Unido, e este ano eles vão literalmente correr mundo. 321,869 quilómetros é a distância total que será percorrida pelos conjuntos da Premier League, que irá estar representada nos quatro cantos do mundo, incluindo Portugal. O único ausente será o Cardiff City que recentemente cancelou a sua digressão à Malásia por causa da poluição.

São cada vez mais as equipas que querem exportar a sua marca para o resto do mundo, e não há nenhum sítio fora dos limites. Sete equipas irão estar no extremo oriente do globo, em países como Japão, China, Vietname, Tailândia, Malásia, Indonésia, bem como na Austrália. Quatro estarão nos Estados Unidos, e uma irá estar presente na Costa Rica.

Os campeões ingleses, Manchester United, são a equipa que mais vai viajar, fazendo cerca de 40 mil quilómetros. A equipa de Nani irá iniciar dia 13 de Julho em Banguecoque, passado depois por Sydney, Yokohama, Osaka e Hong Kong, regressando entretanto ao Reino Unido. Ainda a 6 de Agosto irão realizar um jogo em Estocolmo com o AIK.

O Chelsea de José Mourinho, também é das equipas que mais vai viajar. Prova disso são os cerca de 37 mil quilómetros que serão percorridos pelos «Blues», que irão passar por Banguecoque, Kuala Lumpur e Jacarta, de onde seguem para os Estados Unidos, onde vão participar do torneio International Champions Cup. Os jogos serão em Indianapolis, Nova Iorque e a final é disputada em Miami. Neste torneio também estão presentes o Everton, AC Milan, Inter de Milão, Juventus, Real Madrid, Valência e LA Galaxy.

O Manchester City irá inicialmente viajar para a África do Sul e em seguida para Hong Kong onde disputa o troféu «Barclays Asia Cup», acompanhado pelo Tottenham, Sunderland e South China. No seguimento da pré-temporada, os «Citizens» ainda vão jogar a Audi Cup, em Munique, onde vão defrontar o antigo colega de equipa Mario Balotelli do Milan, nas meias finais, e na final poderão apanhar o Bayern de Munique ou o São Paulo.

O Liverpool, que fará quase os mesmos 36 mil quilómetros que o City, irá marcar presença em Jacarta, Melbourne e Banguecoque, antes de se deslocar a Oslo (Noruega) e Dublin (Irlanda), onde vão jogar respetivamente contra o Valerenga e o Celtic.

Fica ainda a referência da passagem por Portugal do Newcastle, que estará em Vila do Conde, do Hull City e do Sheffield (equipa da segunda liga inglesa) que irão fazer o estágio em Albufeira, e do Norwich que estará em Braga. O Sheffield irá jogar contra o Braga no dia 16 de Julho em Albufeira. O Newcastle defronta o Rio Ave dia 20 de Julho e três dias depois vai à Mata-Real defrontar o Paços na sua apresentação aos adeptos. Nesse mesmo dia os bracarenses recebem, ainda em Albufeira o Hull City, e no dia 2 de Agosto jogam contra o Norwich no estádio AXA.