Enquanto há campeonatos que param ou têm longas pausas, o que dá direito a mini-férias dos jogadores com a família, em Inglaterra o futebol parece viver a sua época alta durante o mês de dezembro e início de janeiro. O ritmo frenético de jogos serve para animar os adeptos, mas apresenta enormes desafios à gestão dos planteis, para além de poder ser decisivo no arranjo classificativo.

A loucura tem início já este fim-de-semana, numa jornada da Premier League dividida entre sábado e domingo e com pelos menos dois jogos de cartaz: o Manchester-City já hoje às 12:45 e o Tottenham-Liverpool às 16:00 de domingo.

A meio da semana surgem desafios dos quartos-de-final da Taça da Liga, que são aproveitados para os treinadores testarem soluções alternativas, mas ainda assim não deixa de ser interessante acompanhar os jogos Sunderland-Chelsea e Leicester-Manchester City na terça-feira à noite e o Stoke City-Manchester United e Tottenham-West Ham no dia seguinte.

Do «boxing day» ao novo ano

No último fim-de-semana antes do Natal, a jornada 16 traz-nos três dias de jogos, mas em que o grande interesse surge só na segunda-feira à noite quando o Arsenal receber o Chelsea. Até que chega o «Boxing Day» no dia 26 de dezembro, quinta-feira, que aparece em cheio para ocupar o tempo das famílias, que para além de usarem o dia para comprar os restos das lojas ainda enchem os estádios por todo o país.

Aqui a jornada acontece toda no mesmo dia, começando às 12:45 com um Hull City-Manchester United e terminando com o escaldante Manchester City-Liverpool (17:30). Pelo meio, às 15:00, realizam-se os restantes oito jogos, com muitas atenções viradas para Londres, dado que Tottenham e Chelsea jogam em casa e o Arsenal vai ao terreno do West Ham. Será realmente difícil optar entre as compras nos armazéns de Oxford Street e as bancadas dos estádios espalhados pela capital britânica.

Sem tempo para respirar, os clubes têm logo de preparar os jogos do fim-de-semana, numa jornada que se realiza no sábado e domingo. O grande destaque vai para o Chelsea-Liverpool, que é disputado às 16:00 de dia 29. Duas horas e meia antes realiza-se um também muito interessante Newcastle-Arsenal, que servirá para testar o líder.

Mais dois dias e nova jornada, numa tradição que também tem vindo a ser cultivada de se concentrarem todos os jogos no dia de ano novo. A 1 de janeiro de 2014 terá, então, lugar a 20ª ronda da Premier League, que tem contornos similares ao «Boxing day»: também há um jogo às 12:45, o Swansea City-Manchester City, oito dos outros desafios realizam-se às 15:00, e o dia termina com um grandioso Manchester United-Tottenham (17:30).

 

Taça de Inglaterra e alguma normalidade

Realmente, não há tempo para respirar. E volvidos mais três dias há novas exigências, agora com a terceira ronda da FA Cup, já com a participação de todas as equipas da Premier League. O Manchester City vai ao terreno do Blackburn Rovers no dia 4, mas o grande jogo será entre o Arsenal e o Tottenham (17:15). No dia seguinte jogam-se o Derby County-Chelsea e o Manchester United-Swansea City.

O regresso a alguma normalidade surge logo a seguir, pois as equipas só têm de voltar a jogar passado uma semana, novamente no campeonato, com uma jornada repartida por três dias (de sábado a segunda-feira) e sem qualquer embate entre os primeiros da classificação. O mês louco terminou e está na altura de fazer contas.

Considerando a situação atual dos seis primeiros classificados percebemos que os jogos que se seguem poderão ser fundamentais para alterar algumas disposições na tabela. O líder Arsenal defronta o Manchester City e o Chelsea (para além do Tottenham na Taça), enquanto os mais diretos rivais também têm desafios importantes: o Liverpool joga com Tottenham, Manchester City e Chelsea. O Manchester United é quem tem o calendário mais favorável, pois apenas tem de defrontar o Tottenham.

Para André Villas-Boas e José Mourinho os próximos dias são fundamentais. O treinador do Tottenham tem a possibilidade de dar um grande salto na classificação se se sair bem dos confrontos com Liverpool (casa) e Manchester United e Arsenal (fora). Para o técnico do Chelsea surge, acima de tudo, a hipótese de medir forças com os outros dois clubes que lutam mais afincadamente pelo título: Arsenal e Liverpool.

Confira a lista de jogos escaldantes do próximos mês em Inglaterra
Manchester City-Arsenal (14dez, 12:45)
Tottenham-Liverpool (15dez, 16:00)
Arsenal-Chelsea (23dez, 20:00)
Manchester City-Liverpool (26 dez, 17:30)
Chelsea-Liverpool (29dez, 16:00)
Manchester United-Tottenham (1dez, 17:30)
Arsenal-Tottenham (4 dez, 17:15)