O Estudo Independente do Futebol Europeu, também conhecido como relatório Arnaut, por ter sido elaborado pelo português José Luis Arnaut, recebeu esta segunda-feira o apoio total do presidente da UEFA.
Lennart Johansson considerou que o estudo envia uma mensagem forte e clara para todos os agentes envolvidos no futebol, mostrando-se em «total acordo» com todo os pontes de vista expostos: «Encontrei-me como todos os implicados no futebol europeu, incluindo as autoridades políticas, para reunir e encontrar soluções para os muitos problemas que atingem o futebol e depois de ler esta nota informativa tenho a certeza que o futebol e as autoridades políticas mais relevantes da Europa devem, mais do que nunca, trabalhar para encontrar as soluções mais apropriadas».
Recorde-se que o relatório Arnaut foi tornado público na semana passada, tendo como base a atenção especial requerida para este desporto, para além de recomendar o controlo dos salários dos jogadores por parte dos organismos para tentar manter o equilíbrio, entre outros.
«A minha primeira reacção à publicação do Estudo é de acordo total com todos os pontos de vista expostos. A UEFA, tal como outras instituições implicadas no estudo, necessita estudar mais a fundo os pontos-chave», frisou, admitindo mudanças: «Está claro que, atendendo às conclusões do estudo, temos que trabalhar mais em temas como transferências de jogadores e salários, o movimentos ilegais de dinheiro ou o ¿tráfico¿ de jogadores jovens. Temos uma oportunidade única de assegurar o futuro do jogo a longo prazo».