É dia de Portugal, o primeiro no Campeonato do Mundo de 2014. Ao quinto dia do torneio – que tem sido disputado a um ritmo impressionante – a Seleção Nacional entra em campo para enfrentar a Alemanha, natural candidata ao título.

A partir das 17 horas, o país pára para ver o Alemanha-Portugal. Ao final da noite, já com todos os balanços realizados, será possível avaliar os outros adversários do Grupo G. Gana e Estados Unidos em campo a partir das 23 horas.

Pelo meio, o Irão de Carlos Queiroz apresenta os seus argumentos perante a Nigéria. As duas seleções lutam no Grupo F, de Argentina e Bósnia.

Veja o calendário do Mundial 

Alemanha-Portugal (Grupo G), 17h00, RTP1
Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)

Chegou a hora de Portugal. Teste de fogo para a equipa das Quinas, a Alemanha pelo caminho neste Campeonato do Mundo de 2014. Os últimos dias – largos dias, por sinal – foram passados a discutir a condição física de Cristiano Ronaldo, mas o capitão vai a jogo e só aí perceberemos se está a 100 por cento, a 99,9 ou ainda menos.

Ganhar ou não perder para alimentar esperanças. A fórmula de Paulo Bento respeitará esta máxima, sendo previsível que o onze não fuja ao modelo de 2012, com a grande dúvida a girar em torno do ponta-de-lança. Vantagem histórica para Hélder Postiga.

Há mais problemas no lado alemão, em que vários jogadores apresentaram limitações físicas na fase de preparação. Desde logo Manuel Neuer, o guarda-redes, mas também Schweinsteiger. O médio está em dúvida.

Joachim Low já anunciou que Lahm jogará no setor intermediário, deixando o último reduto entregue a quatro centrais de raiz. Boateng desvia para a direita e Howedes, numa aposta de risco, deverá surgir à esquerda.

Atenção a: 

Miroslav Klose
Joachim Low convocou apenas um ponta-de-lança e pode até deixar Miroslav Klose no banco de suplentes. Porém, terá de recorrer ao goleador mais certo ou mais tarde. Nessa altura, Klose lutará pelo título de melhor marcador de sempre em Mundiais. Leva 14 golos, menos um que Ronaldo Fenómeno. Será que deixarão o alemão bater essa marca em pleno Brasil? Miroslav Klose está desconfiado.

Cristiano Ronaldo
Poderia ser outro nome? A história tem girado em torno do capitão, que dá sinais de boa condição física mas não larga a proteção no joelho esquerdo. Ronaldo preparou-se para este momento e espera deixar a sua marca neste Campeonato do Mundo desde cedo. Portugal agradece.

Histórico

Em julho de 2006, a Alemanha garantiu o terceiro lugar no Mundial caseiro frente a Portugal. 3-1, com dois golos de Bastian Schweinsteiger e outro na própria baliza de Petit. Nuno Gomes reduziu para a Seleção que era nessa altura orientada por Luiz Felipe Scolari.

Equipas prováveis

Alemanha: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Howedes; Lahm e Khedira; Ozil, Kroos e Schurrle; Muller.

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; Raul Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo. 

 
Irão-Nigéria (Grupo F), 20h00, SportTV1
Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Carlos Vera (Equador)

Irão desafiar as probabilidades? A seleção orientada pelo português Carlos Queiroz, após uma fase de preparação com vários sobressaltos, começa a definir o seu futuro na prova. Queiroz deparou-se com falta de jogadores e problemas na organização mas espera ultrapassar todas as condicionantes. 

Do outro lado estará uma Nigéria à procura de um resultado histórico. Os jogos amigáveis levantaram dúvidas sobre a capacidade defensiva da equipa, mas Stephen Keshi é uma figura sem paralelo no futebol local e espera levar as Super Eagles a um patamar onde nenhuma equipa africana chegou num Mundial. 

Atenção a:
 
Ashkan Dejagah
Nascido em Teerão, Dejagah cresceu na Alemanha e representou a seleção germânica até aos sub-21. O médio do Bolton aceitou entretanto o convite do Irão mas divide opiniões no seu país de origem, já que fez várias tatuagens ao longo dos anos e estas são mal vistas entre o povo iraniano. Por isso, costuma jogar de manga comprida. Se tem acontecer, não deixará de ser uma imagem curiosa no calor brasileiro.

Peter Odemwingie
Terminou a época no Stoke City a grande nível e pode regressar aos seus melhores momentos com a camisola da seleção nigeriana. Após um período de afastamento do leque de escolhas de Stephen Keshi, o avançado de 32 anos está de volta e promete agitar águas no Mundial 2014.

Histórico  

É a primeira vez que as duas seleções se encontram num Mundial.

Equipas prováveis 

Irão: Davari; Machine, Montazeri, Alenemeh, Beitashour; Hajsafi, Nekounam, Hadadifar, Dejagah; Ansarifard, Ghoochannejhad.

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Yobo, Oshaniwa; Onazi, Mikel, Moses, Odemwingie; Azeez, Shola Ameobi 

 
Gana-Estados Unidos (Grupo G), 23h00, SportTV1
Estádio das Dunas, em Natal
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)

A prioridade do adepto português passará naturalmente pelo jogo da Seleção Nacional frente à Alemanha. Porém, deve guardar forças para acompanhar o Gana-Estados Unidos, os restantes adversários no
 Grupo G do Mundial.

O Gana, uma seleção com maior qualidade nos processos ofensivos, entra na prova com uma fé enorme e espera demonstrar o seu valor frente aos americanos.

Do outro lado estará igualmente uma seleção confiante. Aliás, Jurgen Klinsmann garante que os Estados Unidos da América chegarão longe e, por isso mesmo, marcou o bilhete de volta para depois da final do torneio. Cuidado Portugal!

Atenção a:

Asamoah Gyan
Tem 28 anos e anda pelos Emirados Árabes Unidos há três. É uma pena não ver um avançado com o seu instinto goleador no futebol europeu. Referência ofensiva da seleção ganesa, poderá demonstrar mais uma vez toda a sua qualidade nos maiores torneios internacionais.

Michael Bradley
Todo o futebol dos Estados Unidos da América gira em torno do médio de 26 anos, filho do antigo selecionador Bob Bradley. Michael pensa o jogo e distribui com a eficácia de um jogador evoluído, completo. Imprescindível.

Histórico 

Em 2006, Gana e Estados Unidos ficaram no Grupo E. A seleção africana venceu o duelo e garantiu o segundo lugar, com os norte-americanos a terminarem na última posição. No Mundial seguinte, as duas seleções encontraram-se nos oitavos-de-final e o Gana voltou a sorrir, desta vez com um golo de Gyan após prolongamento (1-2).

Equipas prováveis

Gana: Adam Kwarasey; Harrison Afful, Jonathan Mensah, John Boye, Daniel Opare; Kevin-Prince Boateng, Michael Essien, Sulley Muntari; Andre Ayew, Asamoah Gyan, Abdul Majeed Waris.

Estados Unidos: Tim Howard; Fabian Johnson , Geoff Cameron, Matt Besler, DeMarcus Beasley; Alejandro Bedoya, Jermaine Jones, Graham Suzi, Michael Bradley; Clint Dempsey, Jozy Altidore.