Rio e Anton Ferdinand emitiram um comunicado conjunto a explicar a sua posição na recente polémica em torno da campanha contra o racismo. Os dois irmãos estão dispostos a fazer as pazes com os jogadores com quem se incompatibilizaram no processo.
Ou seja, no encontro de domingo entre o Chelsea e o Manchester United, Rio Ferdinand deve cumprimentar Ashley Cole. Não John Terry, porque este está castigado.
Terry foi suspenso por ofensas racistas a Anton Ferdinand, no jogo entre o Chelsea e o QPR da época passada. E Ashley Cole testemunhou no processo a favor do capitão do Chelsea, o que indignou os Ferdinand.
O «Guardian» escreve que ambos pretendem reatar os cumprimentos com os jogadores em causa, enquanto os Ferdinand, num comunicado conjunto, explicam por que recusaram usar as camisolas da campanha contra o racismo no fim de semana passada-
Defendem que as ações contra o racismo devem ser mais relevantes e dispõem-se a colaborar com as organizações existentes. O que afasta o rumor de que os jogadores negros da Premier League estariam dispostos a criar uma organização alternativa contra o racismo.