Raphael Guerreiro, de apenas 19 anos, foi uma das grandes novidades na convocatória de Rui Jorge para os encontros de preparação dos sub-21, com a Suécia e a República da Irlanda.

A atuar atualmente no Caen, 4º classificado da II Liga francesa, o lusodescendente mostrou-se surpreendido com a chamada aos sub-21.

«Foi uma surpresa para mim, porque não pensava ser selecionado para Portugal», salientou o jovem Raphael Guerreiro, que ainda apresenta francas dificuldades em expressar-se em português.

De resto, melhorar o seu português é um dos objetivos imediatos de Guerreiro, que conta com a ajuda dos colegas para se integrar, e já sonha com a estreia pela equipa das «quinas».

«Esta seleção tem muitos resultados positivos e é complicado entrar, mas vou dar o melhor para conquistar um lugar», concluiu.

Frederico Venâncio é outra das novidades de Rui Jorge. O defesa do V. Setúbal e filho do antigo jogador do Sporting, Pedro Venâncio, já conta com seis internacionalizações pelos sub-20. Porém, esta é a sua primeira chamada à antecâmara da seleção principal, o seu grande objetivo a médio prazo.

«Quero chegar à Seleção A. É um dos meus grandes objetivos e por isso quero dar o meu máximo e conquistar esse lugar», revelou o defesa vitoriano.

A seleção nacional de sub-21 iniciou o estágio para os dois jogos com a Suécia e a Irlanda, que terão lugar em Viseu e em Dublin, a 21 e 25 de março, respetivamente.

Em vista está a preparação da fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2015, que se vai realizar na República Checa.