José Mourinho poderia ter chegado a Madrid mais cedo. Em 2008 Pedja Mijatovic, que era director desportivo do Real Madrid, tentou convencer o presidente, Ramón Calderón, a contratar o português, que estava livre, explicou em entrevista ao «As»: «Tentei, mas não consegui convencer Ramón Calderón, no Verão de 2008, quando Mourinho já tinha saído do Chelsea e ainda não estava no Inter. Era o que devíamos ter feito e disse isso mesmo a quem deveria dizê-lo. Era uma boa oportunidade para dar um passo em frente, mas tínhamos vencido a Liga e não consegui convencer o presidente.»

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

O montenegrino não conseguiu o seu objectivo, que, na altura, teria gerado polémica. Afinal o Real Madrid tinha conquistado o campeonato com 18 pontos de vantagem para o Barcelona.

Deixando o que poderia ter sido (mas não foi) para trás, Mijatovic concentrou-se no presente: «[Mourinho] Dá importância a muitos dos valores que fizeram com que o Real Madrid fosse um grande clube. Deve existir comunicação suficiente no clube e com os seus responsáveis para que não se sinta só e sinta que poderão percorrer juntos um caminho que leve a um Real maior e melhor. Seria um erro pensar que pondo Mourinho à frente da equipa tudo ficaria resolvido e que nada mais há a fazer. Ele, mesmo sendo um dos melhores, não deve suportar o peso do Real Madrid, que é imenso, sobre os seus ombros.»