O Real vai ter esperar mais uns dias para confirmar a conquista do título espanhol, depois de a visita do Barcelona a Madrid, neste domingo, ter terminado com uma goleada dos catalães, por 7-0, sobre o Rayo Vallecano, na antepenúltima jornada. Foi esta a homenagem dos jogadores ao treinador Pep Guardiola, que anunciou o adeus no final da época.

Lionel Messi, que bisou em golos e assistências, igualou Cristiano Ronaldo na liderança dos melhores marcadores, com 43 golos.

Guardiola, que deixou no banco Victor Valdés, Dani Alves, Iniesta e Fàbregas, viu a robusta vitória ganhar corpo logo aos 15 minutos, mesmo tendo do outro lado um adversário que vendeu cara a derrota aos merengues. Alexis desenhou, Pedro foi altruísta e Messi marcou, na conclusão de uma bela jogada, a primeira de muitas.

O Barcelona «saltaria», de seguida, no marcador com a ajuda do Rayo, depois de Rober ter marcado na própria baliza, quando queria desviar um remate de Alexis, que tinha já deixado o guarda-redes para trás.

Os da casa reagiram, testaram a atenção de Pinto, mas o suplente de Valdés disse não a Trashorras, com uma grande defesa (32m).

Aproveitou, pois, o Barça para enformar a goleada. Arrancada de Messi, três jogadores pelo caminho e um passe inacreditável para Keita que, na cara de Cobeño, fez o terceiro.

Seguiram-se tréguas até ao intervalo, mas apenas. A segunda parte começou com uma bola ao poste de Messi, que Pedro na recarga empurrou para o 4-0. O Barcelona aproveitou para tirar o pé do acelerador, mas nem por isso o Rayo Vallecano criou muitos problemas. Pinto voltou a brilhar com uma defesa a remate de Lass, a 20 do fim, e pouco mais.

Sete meses depois, Afellay voltou a jogar, entrando para o lugar de Busquets, aos 73. Tempo suficiente para participar na festa de golos blaugrana.

Aos 76 minutos, foi a vez de Thiago, assistido por Dani Alves; aos 87, Messi devolveu a assistência a Pedro para o sexto. Em cima do apito, o argentino fechou as contas, igualando o português Ronaldo na corrida ao «pichichi».

Uma goleada que terá servido, apenas, para confortar a alma, já que o Real Madrid precisa apenas de um ponto para sagrar-se campeão, o que pode acontecer já na quarta-feira, em Bilbau.

Equipa do Barcelona:

Pinto; Montoya, Mascherano, Puyol e Adriano (Dani Alves, 60); Thiago, Busquets (Afellay, 73) e Keita; Alexis (Tello, 80), Messi e Pedro

CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA

Resultados e marcadores da 36ª jornada:

Sábado

Getafe-Maiorca, 1-3

(Alexis, 90) (Casadesús, 30; Alfaro, 68; Hemed, 78)

Levante-Granada, 3-1

(Koné, 46; Xavi Torres, 73; Valdo, 83)(Ighalo, 66)

Espanhol-Sp. Gijón, 0-3

(Colunga, 47; Trejo, 70; Bilic, 80)

Real Sociedad-Racing, 3-0

(Griezmann, 47 e 69; Agirretxe, 83)

Villarreal-Osasuna, 1-1

(Bruno, 42) (Raúl García, 72)

Domingo

Real Madrid-Sevilha, 3-0

(Cristiano Ronaldo, 19; Benzema, 48 e 52)

Saragoça-At. Bilbao, 2-0

(Edu Oriol, 28; Apoño, 51)

Málaga-Valencia, 1-0

(Camacho, 27)

Bétis-At. Madrid, 2-2

(Pozuelo, 85; Pereira, 87) (Koke, 62; Falcao, 90)

Rayo Vallecano-Barcelona, 0-4

(Messi, 15; Rober, 26, pb; Keita, 38; Pedro, 46; Thiago, 76)