Apesar de já ter 71 anos, a reforma de Alex Ferguson causou surpresa no mundo do futebol. É inegável o papel que teve o treinador que liderou o Manchester United durante 26 anos.
Veja as reações:
Michael Owen, antigo avançado do Man. United: «Ainda não acredito. O Manchester United sem o Sir Alex não me parece bem. É um grande homem e ainda bem que sai quando lhe parece certo. É um privilégio ter jogado sob o comando de um dos maiores treinadores que o mundo já viu.
O recorde dele certamente nunca será esquecido. É simplesmente assombroso ler tudo o que ele conseguiu como treinador.
É muito difícil suceder-lhe. Acho que só Mourinho tem a confiança para lhe suceder, mas eu preferia Moyes».
Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Man. United: «Desapontado, chocado e triste. Nunca pensei que ESSE dia seria hoje».
Dwight Yorke, antigo avançado do Man. United: «É um choque porque ele esteve sempre lá, todo os dias. Era a única pessoa do clube que estava sempre lá. Ele não estar lá na próxima época vai ser estranho, vai demorar algum tempo até nos habituarmos».
Edwin van der Sar, antigo guarda-redes do Man. United «Estava a aproximar-se este dia, mas ainda é um choque. Ainda não assimilei a notícia. É um grande treinador e uma pessoa incrível».
Sepp Blatter, presidente da FIFA: «As suas conquistas no futebol colocam-no indubitavelmente como um dos grandes».
Platini, presidente da UEFA: «Sir Alex teve uma contribuição massiva no futebol, não só em Inglaterra e na Escócia, mas em toda a Europa e mesmo fora. A dedicação, atenção ao detalhe e olho único para o talento trouxe grandes recompensas durante 30 anos. Os CV dele é quase único numa profissão baseada em resultados que normalmente se foca mais em soluções a curto prazo do que numa visão a longo prazo».
Vicent Kompany, capitão do Manchester City: «Sir Alex é um dos melhores treinadores de todos os tempos. Depois de 26 anos de sucesso no futebol, todos lhe devemos um tributo».
Paddy Crerand, antigo médio do Man. United: «Estive em Old Trafford ontem e não me apercebi de nada do que se estava a passar. Fiquei espantado. Pensei que era mais uma daquelas coisas que se inventam. Ele tem uma grande equipa técnica e admitiu que é uma das razões do sucesso. Normalmente quem chega traz as suas próprias pessoas. Será isso que vai acontecer?»
Paul Ince, antigo médio do Man. United e atual treinador do Blackpool: «Estou completamente chocado. O que ele fez é inacreditável. Nunca mais veremos alguém como ele. Há duas semanas ele estava a falar de ficar mais dois anos, por isso é um enorme choque para mim. Ele tratou-me como a um filho».
Neil Lennon, treinador do Celtic: Não imagino a Premier League sem Ferguson. O jogo não será o mesmo sem ele. Que contribuição ele teve para o futebol. Duvido que alguém consiga igualar».
Ruud van Nistelrooy, antigo avançado do Man. United «2001-2006, 219 jogos, 150 golos com o treinador mais bem sucedido da história do futebol. Foi um privilégio único. Obrigado pelos bonitos anos no futebol. Foi muito importante para o jogo e será recordado com um inovador e um vencedor».
Sergio Ramos, jogador do Real Madrid: «Reconhecimento de uma carreira importante no Manchester United. Admirável. Sir Alex Ferguson é uma lenda do futebol mundial».
Michael Laudrup, treinador Swansea: «Infelizmente, a palavra lenda é uma palavra que tem sido usado em demasia nos dias que correm, mas, nesta caso, podemos mesmo falar de uma lenda no futebol. Estou orgulhoso de ter sido o último adversário de Ferguson em Old Trafford».
Roy Hodgson, selecionador de Inglaterra: «A notícia da reforma marca o fim de uma era. Nunca ninguém conseguirá igualar o que ele conseguiu, a sua dedicação, o apoio aos colegas e o conhecimento sobre como fazer uma equipa. É um dia triste para o futebol inglês».