O Banco de Inglaterra prevê que as perdas sofridas pelos bancos, pelas seguradoras e pelos fundos de investimento em todo o mundo podem atingir 2,8 biliões de dolares (2,2 biliões de euros), devido a crise financeira.

Segundo Relatorio sobre Estabilidade Financeira elaborado pelo Banco de Inglaterra, citado pela «Lusa», nos Estados Unidos as perdas passaram de 739 mil milhões para 1,57 biliões de dolares e na Europa de 344 mil milhões para 785 mil milhões de euros.

O documento adianta que os governos gastaram mais de 1,1 biliões de dolares no resgate do sector financeiro global.

O banco emissor do Reino Unido preconiza uma reforma drástica do sistema bancario mundial para prevenir uma repeticão do sucedido e assinala que, no devido tempo, as perdas ate agora sofridas poderão ser reduzidas para um terco ou mesmo para metade.

O Banco de Inglaterra indica ainda que os 50 mil milhões de libras esterlinas canalizados pelo governo britanico para ajudar os bancos em dificuldades representaram um balão de oxigénio que os impediu de vender activos a precos de saldo. A autoridade monetária britânica calcula que as perdas de valor de activos sofridas pelas instituicões financeiras no Reino Unido mais que duplicaram em relacão aos calculos feitos em Abril.

De acordo com o documento, as perdas por valor de mercado no Reino Unido são de 123 mil milhões de libras (quase 191 mil milhões de dolares), enquanto que em Abril se falava em apenas 63 mil milhões de libras. Ate agora, no entanto, os bancos britânicos so baixaram o valor dos seus activos em menos de 20 mil milhões de libras (31 mil milhões de dólares).