Gelson
Estar no sítio certo é um dos principais atributos de um ponta-de-lança. E Gelson mostrou isso mesmo no dia em que ocupou a vaga deixada em aberto pela lesão de Joeano, marcando o golo do empate na sequência de uma defesa completa de Mora a livre de Fernando. Excelente a forma como se antecipou à defesa vila-condense no pontapé de canto para assinar o terceiro golo da Académica e que garantiu três pontos muito importantes na luta pela permanência.
Gaúcho
É fácil destacar o autor de um golo, mas Gaúcho fez muito mais do que inaugurar o marcador, logo no primeiro minuto da partida e com uma excelente execução. Funcionou como pivot do ataque da casa, jogando muitas vezes de costas para a baliza e lançando os seus companheiros com excelentes passes. Depois da expulsão de Bruno Gama e da substituição de Evandro, passou a ter mais liberdade no ataque e mostrou uma disponibilidade física impressionante para quem já tem 33 anos.
Filipe Teixeira
É um jogador com excelentes qualidades técnicas e isso ficou bem demonstrado, mais uma vez, este sábado. A jogar um pouco à frente de Roberto Brum, pautou todo o jogo ofensivo da sua equipa e ainda surgiu diversas vezes junto à baliza do Rio Ave. Teve o golo do empate nos pés perto do intervalo, após uma jogada brilhante, mas Mora negou-lhe o prémio com uma boa defesa.
Mora
O espanhol é, sem dúvida, uma das mais-valias desta equipa do Rio Ave pela serenidade que garante à defesa. Inacreditável a forma como travou o remate de Gelson aos 34 minutos, repetindo a proeza pouco depois quando Filipe Teixeira lhe surgiu pelo caminho. No entanto, o guarda-redes catalão também esteve em destaque pela negativa no lance do golo do empate da Académica, uma vez que tentou agarrar o livre, batido com muita força por Fernando, largando a bola e permitindo a recarga vitoriosa de Gelson. No melhor e no pior.
Niquinha
Se todos os jogadores do Rio Ave merecem elogios pela forma como encararam a partida após a expulsão de Bruno Mendes, então Niquinha tem direito a um prémio especial. Lutador incansável no meio-campo, mostrou ainda a destreza e a qualidade necessárias para compensar a falta de um homem na sua equipa, graças a simplicidade com que encara cada lance.
Rui Miguel
Um dia simplesmente inesquecível para o avançado. Estreou-se com a principal camisola da Briosa e, para a felicidade ser completa, marcou um dos três golos da sua equipa em Vila do Conde, respondendo na perfeição a um cruzamento de Ezequias.
Pedro Silva
Coroou a tarde de sonho da Académica com um golo de sonho. Brilhante jogada individual do defesa direito, que tirou três adversários do caminho antes de fintar Mora e rematar para o 4-1 final. O lateral brasileiro continua a dar nas vistas na Briosa.