São muitos os vídeos dedicados a Romário no Youtube e valerá a pena dar uma espreitadela a alguns deles. A começar, talvez, pela compilação de lances de um para um com os guarda-redes , uma panóplia de piques, dribles, inteligência e muita, mas mesmo muita, tranquilidade no momento de confronto com a baliza.
Mas para quem procura os melhores 20 golos do «baixinho» , uma lista sempre subjectiva, naturalmente, este é um vídeo imperdível, onde não faltam muitas das famosas finalizações com a biqueira da bota e as inconfundíveis «vírgulas» que tanto prazer lhe davam. Neste lote, sublinhe-se a aplicada a Rafael Alkorta, defesa do Real Madrid, ante a estupefacção do guardião Buyo.
Para os que gostam de dados estatísticos, também podemos sugerir uma espreitadela ao
golo número 100 no Brasileirão , apontado com a camisola do Fluminense diante do Figueirense. Uma recepção fantástico e um rodopio bem ao seu jeito, para uma grande finalização.
Como amante de ostentação, o «baixinho» também fez questão de chegar numa viatura de dez metros de comprimento ao estádio do Miami F.C. , nos Estados Unidos. Rodeado de fotógrafos, falou, vestiu a camisola azul do clube e falou sobre o objectivo dos mil golos. Um objectivo agora alcançado.
A agressão a Simeone e a história na selecção
O feitio muito especial do atacante também pode ser recordado numa agressão ao não menos problemático Diego Simeone . Tudo num Sevilha-Barcelona, para a liga espanhola. Um murro de respeito nos queixos do mauzão argentino, uma das vítimas preferidas de Romário.
E, por que não espreitar um breve documentário sobre o historial de Romário na selecção brasileira ? Uma relação inconstante de amor-ódio, mas uma relação que deu ao atleta alguns dos seus momentos maiores na já longa carreira.
Episódios de uma carreira ímpar, para sorver com a atenção que se exige.