São os dois melhores jogadores do mundo e uns goleadores de primeira. Mas Cristiano Ronaldo é mais eficaz do que Messi diante da baliza, e mais ainda na marca de grande penalidade. O jornal espanhol «AS» fez as contas e apurou que o português do Real Madrid falhou apenas um penalty, enquanto o argentino do Barcelona falhou sete e teve mais três oportunidades do que o rival.

O último falhanço de Messi aconteceu quarta-feira diante do Valência, no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça do Rei. Com mais esta oportunidade falhada, somou sete penalties, em 27, por concretizar. Dois na Liga, quatro na Taça e um na Liga dos Campeões. Dois deles importantes, uma vez que os jogos acabaram empatados e aconteceram nesta temporada. Primeiro na igualdade a zero, em casa e para a Liga diante do Sevilha, e agora ante o Valência, 1-1.

Já Cristiano Ronaldo, chamado a converter a falta de onze metros por 24 vezes, só falhou numa ocasião. Marcou 22 grandes penalidades na Liga e duas na Champions. O falhanço foi na Liga e logo nos seus primeiros tempos de «merengue», a 5 de Dezembro de 2009, ante o Almeria no Santiago Bernabéu, em que os da casa venceram por 4-2. O guarda-redes era Diego Alves, o mesmo que defendeu o último penalty de Messi.