Rui Bento perspectiva a deslocação a Alvalade, onde se estreou, curiosamente, como treinador do Beira Mar, com uma palavra em mente: competência. Quem a tiver em dose superior ao adversário, diz o jovem técnico, irá vencer esta partida, que os aveirenses, independentemente do adversário, vêem como uma oportunidade para voltar aos bons resultados depois de três derrotas consecutivas.

«A pressão de ter de ganhar é algo que qualquer bom profissional, qualquer equipa tem de ter sempre presente. Todos os jogadores, sejam os nossos ou os do Sporting, querem discutir o jogo, fazer o seu melhor, e ganhar. E, neste duelo, quem for mais competente ficará com os pontos. Não vai ser fácil para o Sporting, nem para nós», afirmou, deixando a receita para o jogo:

«Como é que se irrita o Sporting? Se formos capazes de ser competentes e de nos impor. Será um adversário difícil, que joga no seu campo, mas achamos que vamos discutir o jogo. Depois, veremos se fomos capazes de trazer pontos. Era importante. Vamos fazer o nosso jogo, diante de um candidato ao título, uma boa equipa, com bons jogadores e bem orientada.»

«Empate só é positivo se não se consegue ganhar»

À semelhança do próximo adversário, o Beira-Mar também ainda não venceu em 2012, por isso, Rui Bento coloca ambas as equipas em igualdade em termos de implicações motivacionais: «Nunca é bom não se conseguir vitórias, mas isso vale para qualquer equipa. Para a nossa também não o é. Quando se ganha, os níveis de confiança aumentam e isso é determinante para o rendimento.»

O que o técnico não quer é que a equipa encare o Sporting como um adversário fragilizado neste momento, pois seria «pensar mal». Antes pelo contrário, o técnico confia nos jogadores: «Esta equipa que sabe o que procura e da forma como os jogadores trabalharam deixa-nos tranquilos. O empate é positivo? Se não conseguirmos ganhar, sim.»

No plano do mercado, e com os processos relativos a Edinho e Rui Miguel em «banho-maria», Rui Bento mostrou-se, ainda assim, confiante na contratação de reforços: «Não surgiram, mas vão surgir. Acredito nas pessoas e no esforço que estamos a fazer. Serão três jogadores. Até terça-feira tem de ser. Estão referenciados, está-se a falar, mas são processos que não são simples, há que conciliar as várias partes.»



O médio brasileiro Edson Sitta e o guarda-redes Rego são baixas para o jogo, devido a lesão, tal como Balboa, que se encontra no CAN. Cristiano continua suspenso pela SAD.