Rui Jorge, selecionador dos sub-21, garante que a equipa «está bem» e consciente de que a vitória, esta segunda-feira, na Polónia, no último jogo da fase de qualificação para o Euro-2013, será «fundamental para Portugal garantir a presença no «play-off» final. O selecionador pediu máxima concentração aos seus jogadores e desvalorizou a recente derrota dos polacos diante da líder Rússia (1-4).

Antes do treino de adaptação ao Estádio Municipal de Gdynski, em Gdnya, onde vai decorrer o jogo, o selecionador fez as contas, «Trata-se do nosso último jogo e, à partida, só um resultado nos interessa. Estamos numa fase da época em que os jogadores já têm algum tempo de jogo acumulado e tenho sentido a equipa tem estado bem nos treinos, portanto estou com esperança e confiante em relação ao jogo», começou por destacar o selecionador que tem todos os jogadores à disposição «para conseguir uma vitória que será importante».

O técnico sabe que um triunfo garantirá a presença no «play-off» e, por isso, considera que o facto da formação lusa depender apenas de si própria para atingir essa fase representa uma grande vantagem. «Se fizermos o nosso trabalho, temos a certeza que estaremos na fase seguinte.[Dependermos de nós próprios] é, obviamente uma grande vantagem», acrescentou.

 Nesse sentido, Rui Jorge quer ver um Portugal dominador. «Queremos impor o nosso jogo que é de circulação, passe e controlo de jogo em termos de posse de bola. Não vamos mudar a estratégia que temos tido até agora», referiu, esperando melhorias no capítulo da finalização. «Apesar de ter dito que uma das nossas pechas tem a ver com a eficácia, não é por isso que temos uma equipa pouco concretizadora. São coisas diferentes. É um facto que marcámos em todos os jogos que disputámos até agora e isso é uma coisa que me satisfaz e prova que somos fortes ofensivamente mas, em termos de eficácia, penso que podemos melhorar um pouco para sermos um pouco mais fortes», defendeu.

O selecionador transmitiu aos jogadores que esta será, para muitos, uma oportunidade única para marcarem presença num «play-off» e, posteriormente, numa fase final. «Não seria inteligente da parte de ninguém estar próximo de conseguir [esse objectivo] e, por qualquer motivo, não fazer tudo para o conseguir», comentou.

Apesar de tudo, o antigo internacional espera que os jogadores não se dispersem com ansiedade. «O importante é que os jogadores se concentrem no jogo. Só o tempo e os anos de experiência é que vão permitir aos jogadores encarar estas situações com maior normalidade. Este é um processo pelo qual todos passam e eles também o vão fazer. Não estou muito preocupado com isso, porque essa ansiedade terá existido nos jogos em casa com a Albânia e com a Rússia, pois se nós falhássemos, estaríamos arredados da fase final. Eles mostraram capacidade, vontade e maturidade, pelo que espero que nada seja diferente no jogo de amanhã».

A Polónia vem de uma derrota pesada diante da Rússia (1-4), mas Rui Jorge considera que o adversário vale mais do que demonstrou nesse jogo. «A Polónia tem, individualmente, jogadores de muita valia e ofensivamente são fortes. Penso mesmo que, na segunda parte, a Polónia foi superior à Rússia. Após o 1-2, num golo muito consentido, a Polónia arriscou tudo, pois forçosamente teria de pontuar, e nos últimos minutos sofreu mais dois golos. O resultado em nada espelha o que se passou em campo e nós estamos à espera de uma Polónia forte, que queira retificar o resultado e não tanto a exibição», concluiu.

A Selecção Nacional Sub-21 chegou à Polónia no sábado e aproveitou a manhã de sol deste domingo para efetuar um ligeiro passeio nas imediações da unidade hoteleira em que se encontra instalada na cidade portuária de Gdynia. Depois da conferência de Rui Jorge, a equipa realizou o habitual treino de adaptação.