Rui Vitória perspectivou esta sexta-feira o embate com o Sporting no próximo domingo, a contar para a 10ª jornada da Liga. O treinador dos minhotos elogiou o rival e garantiu que o seu conjunto não se vai ressentir do ciclo de quatro derrotas que atravessa. Vitória comparou o trabalho que está a ser feito na cidade-berço com o que está a ser realizado em Alvalade.


«É sempre melhor trabalhar em cima de vitórias do que de derrotas, mas quando se perde só há um caminho: enfrentar e não nos esconder da realidade. Por norma, olho o problema de frente, e vamos à luta. Há que erguer a cabeça e enfrentar», referiu Rui Vitória sobre o momento da sua equipa.

O V. Guimarães já poderá contar com Abdoulaye, mas terá de compensar as ausências de Marco Matias, Malonga e Moreno. O técnico assumiu que gostava de contar com todos os jogadores: «Gostamos de ter todos os jogadores à disposição. Para depois mexer nas peças. Mas sabemos que isto acontece, portanto temos que lidar com isso com naturalidade.»

Questionado se este é ou não o melhor momento para receber o Sporting, Rui Vitória respondeu afirmativamente: «Acho que sim, ao longo destes últimos tempos temos tido jogos de dificuldade elevada. Um adversário que nos vai obrigar a estar no limite da concentração, parece-me que é bom neste momento. É natural que se perca um bocadinho a lucidez, mas não fazemos drama de vir o Sporting agora.»

«Sporting tem sabido esconder as suas fragilidades»

Rui Vitória considera que o Sporting tem «processos simples», e diz que se sente uma onda positiva à volta dos leões: «Espero um Sporting forte, como tem sido ao longo deste início de campeonato. Um Sporting motivado, sente-se uma onda positiva em toda a gente, na equipa e nos adeptos também. Tem processos simples, um futebol não muito elaborado, mas prático e objectivo.»

O treinador relembrou que o rival vem de dois desaires consecutivos, e que esse facto tem sido bem trabalhado pelo próprio: «O Sporting tem sabido esconder as suas limitações. Espera-nos um adversário difícil, com valor. Soube gerir muito bem o facto de vir de duas derrotas, que até nos esquecemos que perdeu os últimos jogos.»

Rui Vitória não se poupou em elogios ao adversário, e comparou o trabalho desenvolvido em Alvalade com o que se faz em Guimarães. «É uma equipa que está muito bem trabalhada, com os jogadores muito bem trabalhados. Tal como no Vitória, num meio de uma confusão enorme, tem-se potenciado jogadores. É uma equipa que tem sabido explorar o acreditar neles. Está assente numa figura externa muito significativa, tem tido muito apoio dos adeptos», concluiu.