A atleta portuguesa Jessica Augusto, que recentemente se sagrou campeã europeia de corta-mato, venceu primeira vez a São Silvestre Vallecana, em Madrid, com o tempo de 31.59 minutos. Jéssica bateu a espanhola Nuria Fernandez, que terminou na segunda posição, com quase mais um minuto do que a atleta lusa (32.54 minutos). Na competição masculina, a vitória sorriu ao eritreu Zarsenay Tadese, que superou quatro atletas espanhóis nas posições imediatas.

Com esta vitória, Jéssica Augusto sucede a Rosa Mota, que em 1991 consumou a última vitória portuguesa nesta prova. Carlos Lopes, em 1979 e 1980, e António Leitão, em 1986, também já venceram a clássica madrilena.

Entretanto, na São Silvestre da Amadora, o destaque vai para a vitória folgada de Sara Moreira (Maratona), que cortou a meta com o tempo de 33.56 e mais de um minuto de avanço sobre a segunda classificada, a russa Eugenia Danilova. Na prova masculina, Manuel Damião (Conforlimpa) foi segundo classificado com o tempo de 29.10, apenas um segundo atrás do queniano Nicolas Korir.