A cólera foi a emoção mais exibida pelos jogadores durante os jogos do Campeonato da Europa de Futebol, que decorreu na Polónia e na Ucrânia, revela um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa.

«Após a análise de 31 vídeos (2790 minutos), verificou-se que a manifestação da expressão facial de cólera foi muito frequente (8/10). Os resultados revelam ainda que a alegria e a tristeza foram, por esta ordem, as outras expressões mais exibidas», diz a universidade.

O objetivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição.

A cólera foi também a emoção mais exibida durante os jogos realizados no Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul, em 2010 e nos da Primeira Liga Portuguesa de Futebol Nacional, em 2007, em estudos do mesmo laboratório.

O cientistas vão agora estudar as expressões faciais da emoção durante o Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que se vão realizar em Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto.