Sami Hyypia anunciou a retirada do futebol profissional, mas não vai abandonar o desporto. O ex-internacional finlandês, de 37 anos, revelou que a vontade de deixar os relvados aconteceu no decorrer desta época ao serviço do Bayer Leverkusen, equipa onde agora vai assumir funções técnicas.

«A decisão de abandonar cresceu durante esta época», revelou o defesa finlandês citado pela BBC. «Não há arrependimentos. Agradeço a todos que me ajudaram durante a minha carreira profissional e aos meus familiares e amigos, sem eles não era possível chegar onde cheguei», destacou.

O central finlandês mostrou vontade de vir a treinar a selecção do seu país depois de ganhar experiência no Leverkusen. «Tenho que obter uma licença de treinador e ganhar experiência, depois vem a equipa nacional», rematou.

Hyypia passou uma década ao serviço do Liverpool, onde venceu vários títulos, inclusive uma Liga dos Campeões, em 2005. Antes dos ingleses, o finlandês actuou nos holandeses do Willem II. Na época 2008/2009 transferiu-se para os alemães do Bayer Leverkusen onde, agora, decidiu encerrar a carreira profissional.