Foi uma das primeiras coisas que se soube quando Jorge Bergoglio foi nomeado Papa em março deste ano: era adepto ferrenho do San Lorenzo. O argentino nunca o escondeu e até chegou a posar com a camisola do clube. Poucos dias depois de ter sido considerado a figura do ano pela revista «Time» o argentino tem mais motivos para festejar, uma vez que a sua equipa foi campeã, vencendo o Torneio Abertura.

O San Lorenzo teve de sofrer muito para segurar a liderança do campeonato na derradeira jornada, empatando a zero golos no terreno do Vélez Sarsfield, que também ainda tinha hipótese de alcançar o título. O clube ainda foi beneficiado pelo empate (2-2) entre e Newell's Old Boys e o Lanús, que estavam obrigados a vencer. Com a conquista desta noite, o San Lorenzo levanta o seu 15º título do Argentino - o último tinha sido em 2007, no Clausura. 

O jogo entre o Vélez e o San Lorenzo esteve quase para não se jogar devido a razões de segurança, dado que foram encontrados na véspera artefactos de pirotecnia e álcool. As portas do estádio José Amalfitani acabaram por abrir-se, mas o jogo foi adiado 30 minutos e só foi permitida a entrada a algumas dezenas de adeptos do San Lorenzo. 

A equipa orientada pelo ex-FC Porto Juan Antonio Pizzi e que tem como grande referência o ex-Sporting «Pipi» Romagnoli jogou sempre na expetativa e esteve quase a deixar fugir o título nos instantes finais da partida quando o guarda-redes Torrico fez uma defesa, agora sim pode dizer-se, «milagrosa».



Romagnoli é o «capitão» desta equipa e adorado pelos adeptos fanáticos do San Lorenzo. Procurava o título e conseguiu-o, por isso estava emocionado no final da partida, como foi profusamente referido nas redes sociais.


Para além do sufoco no José Amalfitani, o San Lorenzo dependia do resultado no Estádio Marcelo Bielsa. E o jogo em Rosário foi emocionante, com quatro golos na segunda parte, sempre a mudar a história do campeonato. O Newell's abriu o marcador por Perez, Goltz empatou, Izquierdoz deu nova vantagem aos da casa, mas Pereyra fixou o resultado em 2-2 a 15 minutos do fim.

Tempo para festejar no «Nuevo Gasómetro», com a incrível onda de adeptos do San Lorenzo. E talvez até na Cidade do Vaticano, onde a alegria do Papa deverá ser ainda maior.



Resta saber se também vai haver benção papal no Mundial do Brasil quando a Argentina pisar solo brasileiro. O canal de TV TyC Sports já fez a piada e colocou na boca do Papa a esperança de uma nação. O futebol é bonito.