Renato Sanches vai subir na hierarquia das seleções nacionais. O médio do Benfica não faz parte da lista esta segunda-feira da lista de Emílio Peixe para a importante ronda de elite de apuramento para o Campeonato da Europa sub-19, convocatória em que estão presentes outros nove jogadores do emblema da Luz, o que confirma que o jovem futebolista vai crescer pelo menos um patamar a curto prazo.

As convocatórias das seleções nacionais A e sub-21 serão divulgadas na próxima sexta-feira, a partir das 14 horas. Resta saber se será Rui Jorge ou Fernando Santos a chamar Bulo, que tanto destaque tem tido na equipa principal dos encarnados.

Portugal, recorde-se, defronta a Bulgária no Estádio Municipal de Leiria, a 25 de março, e a Bélgica no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, a 29, na preparação para o Euro-2016.

Por sua vez, Rui Jorge, revelará a lista de convocados para o jogo com o Liechtenstein, a 24 de março, relativo ao Grupo 4 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2017, que terá lugar no Estádio São Miguel, nos Açores. O técnico dará a conhecer no mesmo dia os eleitos para a seleção olímpica, que disputa o seu primeiro jogo de preparação a 28 de março, tendo em vista a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O adversário será o México e o encontro disputar-se-á no Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, também nos Açores.

No que diz respeito aos AA, esta convocatória será fundamental para Renato Santos saber se tem ou não reais hipóteses para estar em França, em junho. Fernando Santos já fez saber que o médio de 18 anos está entre os 40 pré-convocados, e que não estava muito importado com o facto de este nunca ter representado os sub-21, lembrando o caso de Nené, antigo avançado das águias. Para chegar à lista definitiva de 23 ainda faltará um pouco mais.

Se Renato entrar na próxima lista de Fernando Santos isso não quererá dizer que estará no Euro, mas se não estiver – e numa altura com algumas ausências e indefinições – as suas hipóteses ficam muito reduzidas, uma vez que selecionador dificilmente levará alguém que não tenha estado uma única vez com a equipa. É uma fase da temporada em que Tiago se apresenta lesionado, tal como André André está a contas com problemas físicos, uma sempre complicada de debelar pubalgia. João Moutinho saiu tocado do último jogo do Monaco, e André Gomes, face a deplorável época do Valencia, aliada às dificuldades em afirmar-se na equipa das quinas, também não apresenta elevado estatuto entre os selecionáveis. Tudo somado, a conjuntura parece ser favorável a Renato Sanches.

Renato tem a seu favor o facto de ser diferente de todas as outras opções – sobretudo pela forma como leva a bola para a frente e como pressiona bem alto no relvado –, e contra si a inexperiência e o nível de exigência que lhe seria colocado. O primeiro passo para viajar até ao Euro é estar na próxima lista.

Se isso não acontecer passará para os sub-21. Os sub-19, pelos quais marcava golaços como este há poucos meses, são já passado.