Portugal venceu esta sexta-feira a Colômbia por 3-1 no Estádio Otago, em Dunedim, na Nova Zelândia, em jogo da terceira jornada do Grupo C do Campeonato do Mundo.

Já classificada, a Seleção Nacional garantiu o primeiro lugar e, consequentemente, saberá que o seu adversário será um dos melhores terceiros classificados da primeira fase: Nova Zelândia (Grupo A) ou Honduras, Fiji ou Uzbequistão (Grupo F).

Recorde o jogo ao minuto

Hélio Sousa fez descansar Rafa, Gelson e Rony Lopes, apostando desta vez para o seu lugar em Nuno Santos, Rebocho e Estrela – estes dois últimos estreias no Mundial.

A Seleção entrou praticamente a ganhar. Francisco Ramos – um dos melhores do primeiro tempo, a par de Guzzo – foi derrubado em cima da linha de área, e o árbitro concedeu um livre direto muito perigoso. Aos três minutos, Nuno Santos puxou o pé atrás e acertou uma bomba, sem qualquer hipótese de Montero.

Com um meio-campo de muito trabalho, a equipa de Hélio Sousa conseguiu bloquear a construção do adversário, muito apoiado na classe de Zapata, claramente a grande figura dos «cafeteros».

Mesmo assim, com Portugal mais em contenção, a Colômbia ainda teve duas oportunidades para chegar ao empate, ambas por Joao Rodríguez. O ponta de lança que o Chelsea emprestou ao Vitória Setúbal obrigou André Moreira a uma excelente intervenção na conversão de um livre direto, aos 31 minutos, e pouco depois, embora em posição de fora de jogo, escorregou quando se isolava perante o guardião português.

Colômbia mais dinâmica, Portugal a responder

Os sul-americanos entraram com maior vontade e uma alteração no segundo tempo: saiu Villarreal, entrou Quiñones. O médio veio acrescentar dinâmica ao setor intermediário da Colômbia, que desperdiçou uma excelente chance para chegar ao empate. Borré, isolado, ainda permitiu um corte fantástico a João Nunes, aos 49 minutos.

Aos 56 minutos, Portugal serenou. Tudo nasceu de um momento de pressão de André Silva, que recuperou a bola em zona defensiva colombiana e tentou servir Nuno Santos. A bola não chegou ao companheiro, mas um defesa rival fez um balão para a sua frente. O guarda-redes Montero saiu em desespero e caiu-lhe literalmente em cima. Penálti, que não perdoou.

Nuno Santos, outra vez

Aos 67 minutos, o 3-0. Nuno Santos, que começou a segunda parte sobre a esquerda, fez um excelente cruzamento, que sobrevoou defesa e guarda-redes, e caiu na cabeça de André Silva. Quarto golo do avançado do FC Porto na competição.

No único momento de desconcentração, a Colômbia reduziu, por Borre. Barrera fez o passe, com os centrais fora de posição.

A Colômbia vai defrontar os Estados Unidos. Portugal regressa a Hamilton, onde terá pela frente, na quinta-feira (20:30 portuguesas) o tal melhor terceiro classificado entre Grupo A ou F.