A Seleção Nacional vai defrontar as congéneres da Polónia e da Itália no Grupo C da Liga A do novo formato da UEFA intitulado de Liga das Nações.

O história diante destas duas seleções é desfavorável à equipa das quinas, que apresenta um saldo de nove triunfos, seis empates e 21 derrotas.

Para esta balança negativa em muito contribui o registo nos duelos contra Itália: são 18 desaires e apenas cinco triunfos em 25 jogos.

Apesar disso, Portugal guarda uma boa memória recente, já que em 2015, no último jogo frente à squadra azzurra, levou a melhor num particular decidido com um golo solitário de Éder, naquela que foi a primeira vitória da equipa das quinas sobre a Itália em 39 anos.

Contra a Polónia, o histórico da Seleção Nacional é ligeiramente positivo, já que venceu quatro das 11 partidas realizadas, tendo saído derrotada em três delas.

A última vez que o destino colocou portugueses e polacos frente a frente foi no Euro 2016: para efeitos estatísticos conta um empate (1-1), mas a Seleção Nacional acabou por vencer esse jogo no desempate da marca das grandes penalidades e apurou-se para as meias-finais de uma competição que viria a vencer.

Refira-se que os últimos quatro jogos entre Portugal e Polónia registaram empates ao fim de 90 ou 120 minutos (neste caso no Euro 2016). É preciso recuar até ao Mundial da Coreia e do Japão (2002) para identificar o último triunfo da equipa das quinas sobre os polacos: 4-0, naquele que foi o resultado mais desequilibrado no histórico entre as duas seleções.