Paulo Bento garante que está a seguir atentamente todas as informações sobre a condição física dos 23 eleitos para o Campeonato do Mundo. A começar pela situação do capitão Cristiano Ronaldo que tem estado limitado no Real Madrid e que ainda vai jogar a final da Liga dos Campeões. Depois há ainda os casos de Nani, Postiga e Vieirinha, jogadores que tiveram muitos problemas físicos ao longo da temporada.

O caso mais mediático é obviamente o de Cristiano Ronaldo que tem falhado os últimos jogos na liga espanhola. «Temos algumas informações pelos contatos que existem entre os departamentos médicos. Depois do jogo do próximo sábado [final da Champions], vamos ver como é que o jogador acaba a temporada. A partir daí vamos traçar um plano para que possa aparecer na melhor forma no campeonato do Mundo», destacou.

Paulo Bento nem quer equacionar um Campeonato do Mundo sem CR7. Se se fosse preciso substituir Ronaldo? «É difícil comparar Ronaldo com quem quer que seja. O que posso garantir é que que a equipa será sempre mais forte contando com um jogador como Ronaldo. O que temos de esperar é que quando estiver ao nosso cuidado, é conversar com o jogador, com os médicos, e tomar a melhor decisão», acrescentou.

Mas há mais casos a gerar dúvidas, a começar por Postiga. «Sabemos que temos alguns condicionalismos. O Postiga teve um período normal até dezembro. Depois disso teve um período muito complicado, com alguns problemas físicos, mas é para nós um jogador extremamente influente na maneira de jogar. Não quer dizer que tenha de jogar sempre, contra Suécia não jogou, mas é um jogador que pela influência que tem, contamos sempre.

Nani também teve uma época atípica, muito tempo sentado no banco do Manchester United e muitas vezes nem isso. «Temos mais algumas situações de jogadores que não competiram. O Nani teve um problema até março, mas desde março para cá tem treinado de forma normal e só não joga por opção técnica», explicou.

Vieirinha também esteve boa parte da época sem jogar. «Está a competir desde a abril. Ainda vamos fazer três jogos, temos um período alargado para colocar os jogadores a um nível bom», destacou ainda.