Nuno Valente, Ricardo Carvalho e Boa Morte foram as primeiras baixas no lote de 26 convocados de Scolari. O lateral ressentiu-se de uma lesão antiga, informou o médico da selecção, Henrique Jones, e os outros dois jogadores foram operados. Em relação ao central do Chelsea, o responsável clínico apontou que a opção do clube é perfeitamente compreensível dado que se trata de uma situação que implica uma recuperação longa: «Eu acho que o mais importante é o clube e este tem uma pré-época a respeitar. O Ricardo Carvalho tem uma recuperação pela frente que andará muito próxima dos dois meses. Portanto, quanto mais tarde fosse operado, pior seria para o seu clube. Gostávamos muito de ter aqui o Ricardo Carvalho, mas compreendemos, com a maior acuidade, a decisão do departamento médico do Chelsea.»
Henrique Jones não deixou de pormenorizar as condições em que os atletas foram dispensados dos trabalhos: «Do que sabemos, Nuno Valente não está em condições. Teve uma recaída da lesão no joelho. Contactámos o departamento médico do F.C. Porto, discutimos o que se passava, e decidimos prescindir da presença dele. O outro caso também conhecido é o de Ricardo Carvalho que fez uma cirurgia por uma luxação no ombro, que já tinha há muito tempo. Tinha uma instabilidade e os clínicos do seu clube acharam por bem que a operação fosse feita agora e assim aconteceu. Correu tudo muito bem, pelo que me foi informado.»
Relativamente a Luís Boa Morte, Henrique Jones confirmou que realizou «uma artroscopia ao joelho devido a uma lesão meniscal» e que se prevê uma recuperação que anda à volta de quatro semanas: «Boa Morte foi operado na quarta-feira numa clínica aqui em Lisboa. Correu bem. Ele manifestou o desejo de ser operado por mim. Contactei o departamento médico do Fulham, que concordou, por isso, a cirurgia foi feita cá. Teve alta na quinta-feira de manhã. Está em casa. Começou hoje a recuperar com o António Gaspar e está tudo a correr optimamente. Está a ser recuperado pelo Gaspar e, provavelmente, estará aqui connosco amanhã, aproveitando a nossa estadia neste estágio para trabalhar um pouco aqui.»