Sete jogadores do Barcelona foram convocados para a seleção da Catalunha que, na segunda-feira, defronta a sua congénere de Cabo Verde, num jogo particular marcado para o Estádio Olímpico de Montjuic.

De acordo com a lista divulgada pelo selecionador da Catalunha, Montoya, Piqué, Alba, Bartra, Busquets, Cesc Fabregas, Sergi Roberto e Tello são os futebolistas «blaugrenat» convocados, aos quais se juntam seis do outro clube de Barcelona, o Espanyol: Víctor Sánchez, Sergio García, Kiko Casilla, Joan Capdevila, Víctor Álvarez e David López, do Espanyol.

A lista fica completa com Marc Valiente (Valladolid), Oriol Rosell (Kansas City/EUA), Bojan Krkic (Ajax/Holanda), Oriol Riera (Osasuna), Jordi Codina (Getafe), Piti (Granada), Javi Márquez (Elche) e Aleix Vidal (Almería).

A seleção cabo-verdiana vai concentra-se, no sábado, em Barcelona, para um miniestágio de dois dias para este jogo que vai marcar a despedida do selecionador Lúcio Antunes e do seu adjunto, Bubista, que já assinaram um contrato com a equipa angolana do Progresso de Sambizanga, válido por uma temporada.

O jogo, que se enquadra na tradicional festa natalícia e do ano novo naquela região autónoma da Espanha, irá marcar a estreia de Gerard Lopez como treinador da Catalunha.

O facto de este jogo não constar do calendário da FIFA, uma vez que a seleção da Catalunha não é reconhecida pelo organismo máximo do futebol mundial, impede Cabo Verde de utilizar alguns dos principais jogadores da seleção, como Héldon e Gégé (Marítimo), Babanco (Estoril) e Júlio (Dijon, França), que têm compromissos com os seus clubes.

Este será o primeiro jogo de Cabo Verde depois a FIFA ter punido a seleção do arquipélago com derrota por 3-0 num jogo em que tinha derrotado a Tunísia por 2-0, por utilização irregular do central Fernando Varela. Este castigo custou-lhe o primeiro lugar do Grupo B africano de qualificação para o Mundial2014 e consequente presença no “play-off” final.