Paços de Ferreira e Marítimo jogam esta sexta-feira, dia 13. O que andará na cabeça dos jogadores? Há lugar para receio e apelo à protecção divina? Ou a partida é apenas para ser jogada e, de preferência, ganha?

Se uns evitam passar por baixo de escadas, mirar espelhos partidos e abrir guarda-chuvas dentro de casa, outros surpreendem pela criatividade. Filipe Anunciação, médio do Paços de Ferreira, vai ser titular nesta sexta-feira 13 e garante ao Maisfutebol que vai manter os rituais sagrados de sempre. Nem mais, nem menos.

«Tenho alguns hábitos, nada de muito exagerado. Servem, acima de tudo, para me motivar», explica o experiente atleta, um dos mais antigos no balneário da Mata Real. «Uso sempre as meias ao contrário, benzo-me várias vezes antes do apito inicial e faço questão de entrar no relvado com o pé direito. Hoje é sexta-feira 13, mas não vou fazer nada de especial.»

13: a arma-secreta, o velho lobo e o Treze FC

Filipe Anunciação pede que «não haja azar para ninguém» e, naturalmente, que o Paços de Ferreira ganhe.

No futebol português não há muitos elementos a falar abertamente sobre estas questões. Relatos famosos? Alho nos calções dos jogadores da Selecção Nacional durante o Mundial-2002 e pouco mais.

Uma das histórias mais ternurentas envolve uma gata preta e o Rio Ave. Marta, assim se chama o felídeo, costuma aparecer no Estádio dos Arcos antes de momentos importantes no clube e dá sempre muita sorte, explica ao Maisfutebol um elemento do departamento de comunicação vila-condense.

Depois de algumas semanas sem dar sinais de vida, a pequena Marta, «devoradora de fiambre», reapareceu na manhã desta sexta-feira (dia 13). Precisamente na véspera da visita ao Estádio do Dragão. O F.C. Porto que se cuide.