Josip Simunic foi castigado com 10 jogos de suspensão, depois de a FIFA ter confirmado que o internacional croata teve um comportamento discriminatório, após o final do play-off com a Islândia. 

O central perde assim o Mundial 2014.

A FIFA provou que «o jogador, em conjunto com o público, gritou uma saudação croata, usada durante a Segunda Guerra Mundial pelo movimento fascista Ustase»

Assim, o comité disciplinar da FIFA «considerou o comportamento discriminatório e uma ofensa à dignidade de um grupo de pessoas», numa quebra do código discplinar da FIFA.

«Depois de ter em consideração todas as circunstâncias do caso, e em particular a gravidade do incidente, o comité decidiu suspender o jogador por dez partidas oficiais», escreve a entidade que regula o futebol mundial.

«Os primeiros jogos da suspensão terão de ser cumpridos durante o Campeonato do Mundo da FIFA, no Brasil, em 2014», acrescenta.

Assim, Simunic perde todo o torneio e ficará ainda com jogos por cumprir, uma vez que, no máximo a Croácia pode fazer sete partidas no Brasil.

Para além disso, a FIFA puniu o jogador em 24,5 mil euros.