Era sina em 2010, parece continuar a ser sina em 2011. Falamos da apetência do Sporting em acertar nos ferros. Um dado que marcou o arranque da temporada dos leões e que continua a deixar marcas na temporada da equipa de Paulo Sérgio, com mais dois pontapés devolvidos pelos ferros na estreia da Taça da Liga, frente à Naval (2-0), no primeiro jogo de 2011.

Em 28 jogos, só contando os oficiais, os leões já acertaram por vinte vezes nos ferros (!). Metade dos pontapés que foram devolvidos pelos postes foram na Liga. Nas primeiras oito jornadas, os leões já somavam nove pontapés nos ferros. Uma tendência que a equipa parece ter conseguido estancar nesta competição, contando, depois disso, apenas com mais um remate à trave, assinado por Pedro Mendes, no empate com o F.C. Porto (1-1).

ESTATÍSTICAS DA LIGA: remates ao poste (equipas)

Mas aos dez remates aos ferros na Liga, juntam-se outros dez nas restantes competições. A começar pela Liga Europa onde, em dez jogos, os leões sofreram essa desilusão por seis vezes, com direito a «bis» no primeiro jogo com o Brondby e no segundo com o Lille.

A tendência também esteve em evidência na Taça de Portugal, com dois remates nos ferros. O primeiro, assinado por Postiga, na difícil vitória sobre o Paços de Ferreira (1-0). O segundo, da autoria de Polga, na derrota no Bonfim (1-2), que deixou o Sporting fora da competição.

ESTATÍSTICAS DA LIGA: remates ao poste (jogadores)

Dos vinte golos devolvidos pelo poste/trave, sete deles foram de Hélder Postiga. O mais azarado dos leões tem, aliás, mais remates aos ferros do que golos na presente temporada. Só na Liga, acertou por quatro vezes nos ferros contra apenas dois pontapés certeiros.

Bolas nos ferros do Sporting em jogos oficiais

Liga (14 jornadas): 10 bolas nos ferros

Taça de Portugal (3 jogos): 2

Liga Europa (10 jogos): 6

Taça da Liga (1 jogo): 2

Total: 28 jogos, 20 remates nos ferros

E quem acerta mais?

Postiga: 7 remates aos ferros (4L+2LE+TL)

Vukcevic: 2 (L+LE)

Liedson: 2 (L+LE)

Polga: 2 (TP+LE)

João Pereira: 1 (L)

Salomão: 1 (L)

Pedro Mendes 1 (L)

Yannick Djaló: 1 (L)

Valdés: 1 (TL)

André Santos: 1 (TP)

Nuno André Coelho: 1 (LE)

Veja aqui um resumo dos remates do Sporting aos ferros esta temporada: