O Sindicato de Jornalistas (SJ) defendeu esta quarta-feira que a notícia publicada pelo jornal «Público» sobre as alegadas dívidas fiscais do Sporting tem «interesse público». O SJ discorda assim da avaliação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que obriga o diário a indemnizar o emblema leonino.
«A matéria tratada pela publicação e pelos jornalistas em causa revestia manifesto interesse público. (¿) Os jornalistas podem e devem escrutinar a actividade de instituições com relevância na vida colectiva, nomeadamente quando essas instituições beneficiam de apoios do Estado. (¿) O SJ não pode deixar de manifestar discordância pelo teor da decisão em causa e, por conseguinte, das suas consequências».
Recorde-se que num acórdão divulgado a 8 de Março, o STJ defende que «não havia em concreto interesse público na divulgação do que foi divulgado (¿). A informação avançada pelo jornal resultou numa ofensa ao crédito e bom-nome do clube de futebol, que disputa a liderança da primeira liga».
Em causa está uma notícia publicada em 2001 pelo jornal «Público», que referia que o Sporting devia ao Estado 460 mil euros desde 1996.