Cerca de 200 alunos da Escola EB 2/3 Noronha Feio, em Queijas, concelho de Oeiras, fecharam, na manhã desta sexta-feira, o portão principal do estabelecimento de ensino com quatro cadeados e quatro correntes, apurou o PortugalDiário junto de fonte policial.

Os alunos com idades entre os 12 e 17 anos protestavam contra as aulas de substituição, o novo estatuto do aluno e contra a ministra da Educação. «O portão principal foi fechado com quatro cadeados. Pelas 8h50m, os bombeiros procederam ao arrombamento», adiantou a mesma fonte.

Alunos protestam contra regime de faltas

Sindicato critica afirmações de ministra

Fonte da escola adiantou que os jovens permaneceram à entrada das instalações e recusaram-se a entrar na escola, empunhando cartazes e gritando palavras de ordem. Pela hora de almoço acabaram por desmobilizar, sem que houvesse «qualquer incidente».

Os alunos da escola básica não têm associação de estudantes, pelo que, não foi possível, até ao momento, apurar quem promoveu o protesto. «Durante a concentração de alunos não foi identificado qualquer estudante, no entanto, a PSP já tem alguns alunos referenciados», adiantou a mesma fonte policial, que confirmou a não existência de qualquer incidente.