Apesar de 2008 ser um ano bissexto, com mais um dia de trabalho, os muitos feriados, férias e «pontes» vão fazer com que um terço de ano possa ser passado a descansar.

Fazendo as contas às sete «pontes», juntando os seis «encostos» ao fim-de-semana, mais os restantes fins-de-semana e os 22 dias de férias, os portugueses vão poder descansar 144 dias no próximo ano. Apenas sobram 222 de trabalho - contas feitas pelo «Jornal de Notícias».

Isto acontece graças à localização dos feriados no calendário, que proporcionará 13 fins-de-semana prolongados. Seis feriados serão «colados» ao fim-de-semana (calham à segunda ou à sexta-feira) e outros sete vão calhar às terça e quintas-feiras, o que leva a maior parte dos trabalhadores a fazer «ponte».

Em 2008 apenas haverá três feriados durante o fim-de-semana, dois ao domingo e um ao sábado. Quanto aos feriados às quartas-feiras, que cortam a semana a meio e não permitem que o fim-de-semana se prolongue, não vamos ter nenhum.

Com a má experiência que Cavaco Silva teve quando era primeiro-ministro e quis mudar o feriado da terça-feira de Carnaval, o assunto das «pontes» passou a ser um quase tabu. O Governo de José Sócrates também não quer debater o assunto, mas os empresários há muito que pedem alterações para aumentar a produtividade, pois Portugal é dos países que mais feriados têm na União Europeia.

Conheça os feriados e as suas «pontes»

- 1 de Janeiro, terça-feira, Dia de Ano Novo;

- 5 de Fevereiro, terça-feira, Carnaval;

- 21 de Março, sexta-feira, Sexta-feira Santa;

- 23 de Março, domingo, Páscoa;

- 25 de Abril, sexta-feira, Dia da Liberdade;

- 1 de Maio, quinta-feira, Dia do Trabalhador;

- 22 de Maio, quinta-feira, Corpo de Deus;

- 10 de Junho, terça-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades;

- 13 de Junho, sexta-feira, Santo António (feriado em Lisboa);

- 24 de Junho, terça-feira, São João (feriado no Porto);

- 15 de Agosto, sexta-feira, Assunção de Nossa Senhora;

- 5 de Outubro, domingo, Dia da Implantação da República;

- 1 de Novembro, sábado, Dia de Todos os Santos;

- 1 de Dezembro, segunda-feira, Restauração da Independência;

- 8 de Dezembro, segunda-feira, Imaculada Conceição;

- 25 de Dezembro, quinta-feira, Dia de Natal.