O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, defendeu esta sexta-feira a adopção de medidas que melhorem «rapidamente» a autoridade da PSP perante a população, para «dar mais dignidade aos polícias», informa a agência Lusa.

«Pensamos que é preciso tomar medidas rapidamente para melhorar as condições de autoridade perante a população, as condições relativas aos equipamentos que estão disponíveis para o exercício das suas funções, tudo isso apontando para uma maior operacionalidade e um maior prestigio da polícia que neste momento alimentará a sua auto-estima e também a confiança das populações», disse Luis Filipe Menezes, no final de uma reunião com o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP).

CDS diz que Governo «admitiu fracasso»

«Criminalidade violenta está a aumentar»

A reunião, que durou cerca de hora e meia, serviu para os agentes da PSP porem o líder social-democrata a par das suas reivindicações.

O presidente do SPP/PSP, António Ramos, disse no final do encontro que «o quadro orgânico da PSP está bastante desajustado porque foram atribuídas novas responsabilidades à PSP na área da investigação criminal e as cidades também cresceram imenso», adiantando que o sindicato propõe «que as escolas (de polícia) continuem e não se deixe de fazer os alistamentos de mais dois mil homens para que se mantenha o policiamento de proximidade, porque as esquadras neste momento estão desfalcadas».

Manifestando-se solidário com as reivindicações apresentadas, Menezes defendeu que Portugal não pode continuar a ter «policias que estão há mais de uma década sem fazer formação de tiro», que «não têm colete individual anti-bala» ou «esquadras da policia que não têm automóveis, que não têm dinheiro para pôr gasolina, que têm infra-estruturas muito degradadas».

«Há que haver um esforço no sentido, não só de formar mais polícias, mas dar condições aos polícias que estão em efectividade de funções de exercerem com dignidades essas mesmas funções», reforçou o líder social-democrata.