«Vamos ajudar o Valente a voltar a sorrir». O apelo está a ser feito no Facebook há cerca de uma semana e está a mobilizar figuras do passado e presente de Rio Ave e Nacional.
António Domingos Valente, ou Valente, como é conhecido no mundo do futebol, nasceu em Angola, e foi jogador do Rio Ave (entre 2002 e 2005) e do Nacional (entre 1999 e 2002). Em Portugal representou ainda Alverca e Campomaiorense. Aos 47 anos, vê-se a braços com vários problemas de saúde e financeiros.
«Há três anos teve um AVC grave e mais dois a seguir. Esteve internado e ficou com grandes limitações de mobilidade e também ao nível da fala. Vive sozinho, numa situação muito precária, com dificuldades de pagar despesas, inclusive médicas. Deixou de conseguir pagar a casa, tem dívidas ao banco… está na miséria, vive da caridade das pessoas», conta Paulo Vidal, jornalista da Rádio Linear de Vila do Conde, mentor da iniciativa solidária.
«Fui contactado por um amigo comum, que me contou a história e não podia ficar indiferente. A situação comoveu-me porque o conheci quando ele jogou no Rio Ave. Ele era uma pessoa expansiva, sorridente, e ficámos amigos», explicou.
Os amigos foram aparecendo e, em apenas uma semana a iniciativa, já foi recolhendo apoios. O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, já se disponibilizou para ajudar financeiramente. «Vai ser acionado o fundo de solidariedade dos jogadores e será atribuída uma quantia, que o sindicato vai pagar faseadamente, de forma mensal, para ajudar».
Outra forma de conseguir ajuda será através de uma conta solidária, que, «por questões burocráticas», ainda não conseguiram criar. Esperam agora que, com a ajuda da Câmara Municipal de Vila do Conde, que já se disponibilizou para colaborar, consigam ultrapassar esses problemas.
«Há muitas pessoas que já disseram que vão ajudar financeiramente quando a conta estiver ativa, como o presidente do Nacional, antigos colegas», explica Paulo Vidal, frisando que já recebeu contactos de pessoas de todo o país, além de Angola, Brasil, Suíça. «Muitos cidadãos anónimos, mas também antigos colegas já se disponibilizaram para ajudar: Miguelito, Jacques, Evandro, Pedro Franco, Sardinha, Hugo Freire…»
Para já foram distribuídas por vários estabelecimentos comerciais de Vila do Conde 40 latas mealheiro para recolher ajuda também.
Outra iniciativa será o leilão de camisolas. Evandro, antigo colega de Valente no Rio Ave, já enviou uma camisola. Tarantini, jogador dos vilacondenses também já se disponibilizou para ceder uma camisola, assim como o próprio Rio Ave.
Para dia 9 de outubro está marcado um jogo solidário entre antigos colegas e a equipa de veteranos do Rio Ave, que contará com a presença de Valente.
«Ele está muito contente por saber que os amigos não se esqueceram dele e até já pediu à médica para lhe dar autorização para vir», conta Paulo Vidal.
Além da ajuda financeira, há um outro objetivo: «Ele vive sozinho em Santo António dos Cavaleiros, mas tem muitos amigos em Vila do Conde. Queremos ver com a Câmara se é possível arranjar uma solução de residência para o trazer para cá».
O sorriso de Valente é o que os amigos mais recordam e querem voltar a fazer aparecer.