O Southampton proibiu os jornalistas de falarem com os adeptos em redor do estádio de St. Mary.

A notícia foi avançado pelo Hold The Front Page e o The Guardian, que considerou esta atitude «mesquinha», já fez eco da mesma, com o Southampton a argumentar que tal proibição de «vox pop» é por «razões de saúde e segurança».

O clube do sul de Inglaterra está em conflito com um jornal local, o Southern Daily Echo, há alguns anos, mas agora resolveu proibir todos os jornalistas de entrevistarem quem quer que seja no terreno que pertence ao clube.

Na segunda-feira, os jornalistas foram convidados a sair do estacionamento e da zona de entrada quando começaram a falar com adeptos do Southampton, clube do qual o português José Fonte é capitão.

«Parece que os outros jornais, incluindo a BBC, estão a ter uma amostra do que nos tem acontecido», disse o editor-executivo do Echo.

Ora, esta não é a primeira vez que o Southampton impõe limitações à imprensa. Em 2010, imagine-se, proibiu que os fotógrafos dos jornais entrassem no estádio e, assim, a imprensa estivesse obrigada a comprar imagens ao fotógrafo oficial do clube.

Quanto a este ultimo caso, um porta voz do Southampton argumentou que a decisão foi tomada com base em «motivos de saúde e segurança», uma vez que o clube pode ser responsabilizado se um fotógrafo ferir alguém com a câmara.