Dez anos de pedreira, outros tantos sem os Guerreiros serem derrotados em casa pelo V.Guimarães. Contudo, o Sp. Braga recebe o rival minhoto num contexto pouco habitual na última década. Na derradeira jornada da primeira volta o Sp. Braga está abaixo do V.Guimarães na classificação, e assim permanecerá independentemente do resultado do jogo de sexta-feira.

Situação pouco habitual e apenas registado por uma vez na história do novo Estádio Municipal de Braga. Aconteceu em 2008 quando o V.Guimarães alcançou o terceiro lugar, acabado de chegar da segunda divisão portuguesa. Foi nessa época, 2007/2008 que os vimaranenses conseguiram o melhor resultado na pedreira. Um nulo sem golos que deu direito ao único ponto vitoriano conquistado em Braga.

Tirando esse jogo, a pedreira tem assistido com vista privilegiada ao domínio total dos bracarenses. São nove jogos e outras tantas derrotas, oito dos quais a contar para o campeonato português, e ainda um encontro a contar para a Taça da Liga. Em 2012 o Sp. Braga aplicou mesmo uma goleada ao rival, que saiu da cidade dos arcebispos vergado por uma derrota por quatros bolas a zero.

A missão dos pupilos de Jesualdo Ferreira é manter a pedreira inviolável, tal como se manteve na sua primeira década de existência. Um triunfo sobre o V.Guimarães significará uma importante aproximação aos lugares europeus.

Para além de palmilhar terreno em direção ao V.Guimarães, os bracarenses vêm ainda o terceiro e quarto classificados defrontarem-se. O Estoril recebe o Sporting no seu estádio pelo que a luta pelos lugares europeus poderá ficar relançada.