Embora sem o confirmar directamente, Carlos Freitas deixou a entender que Luis Aguiar pode ser reforço leonino em breve. O dirigente começou por dizer «não ter conhecimento de que Luís Aguiar esteja em Moscovo» como a imprensa escreveu, dizendo que foi rescindir para assinar pelo Sporting.

Depois disso, abriu um pouco mais o livro para admitir que se trata de um jogador que agrada. «É um bom jogador, claramente. É um jogador que nos dois anos que esteve em Braga teve um rendimento altíssimo, que se valorizou pessoalmente e que recentemente esteve na final da Taça Libertadores», referiu.

«É reconhecido que chegarão mais alguns jogadores, independentemente de ser no próximo dia 4 ou numa data posterior, mas hoje estamos aqui para falar do Marcelo Boeck. Se tenho falado com Luis Aguiar? Costumo falar com vários jogadores com quem mantenho relações de amizade.»

Luis Aguiar, recorde-se, foi levado por Carlos Freitas para Braga, onde teve um ano e meio de grande fulgor, que lhe valeram pelo meio uma transferência milionária para o Dínamo Moscovo. O jogador de 25 anos passou a última meia temporada no Peñarol, do Uruguai natal, onde disputou a final da Libertadores.

Depois foi perguntado a Carlos Freitas por Diego Rubio. Trata-se de um avançado de apenas 18 anos, que já é internacional chileno. Também neste caso, Carlos Freitas jogou à defesa, mas sem desmentir o jogador, como aconteceu noutros casos. «Há mais jogadores que vão chegar», garantiu.

Questionado se a vontade era dotar o plantel de jovens de qualidade, Carlos Freitas disse que a vontade é trazer «nuns casos mais jovens, noutros não tão jovens, mas com um objectivo definido: aumentar a competitividade do Sporting, reconhecendo a qualidade dos que terminaram a última época.»

«A preocupação não é quantitativa, é qualitativa», garantiu. Diego Rubio, que é sobrinho de Zamorano, tem tido de resto uma carreira fulgurante. Estreou-se oficialmente apenas nos primeiros meses de Janeiro deste ano e em Março foi chamado à selecção principal. Realizou onze jogos e marcou seis golos.

Ora, e a contrastar com os casos de Luis Aguiar e Diego Rubio, Carlos Freitas negou Gael Etock. Trata-se um camaronês de 17 anos, que o Chelsea contrataria ao Barcelona para emprestar ao Sporting. Falso, diz Carlos Freitas. «Não temos nenhuma negociação em curso com o Chelsea», referiu.

Por fim, o director-desportivo leonino voltou a falar de Atila Turan e Fabián Rinaudo. Para confirmar que vão ser jogadores do Sporting muito bem breve. «Estão bem encaminhados na perspectiva de serem apresentados em breve, mas um primeiro do que o outro, parece-me», referiu.