Começo por um desafio, caro leitor: alguma vez viu um grande receber uma equipa média e conseguir apenas uma oportunidade de golo?

Eu não me lembro, mas também não me orgulho da minha memória.

Este Sporting é horrível.

A primeira parte foi simplesmente fraca.

A segunda foi diferente. Perdeu o controlo do jogo para o meio-campo da Académica. Marinho esteve perto de fazer um golo. Rui Patrício demonstrou porque é o melhor de todos (exceto quando o mandam à flash-interview). A Académica foi somando remates. Não oportunidades, porque Pedro Emanuel demorou muito a experimentar outros jogadores, a procurar inspiração no banco.

Com algo parecido com uma equipa organizada, o Sporting nada fez. Oceano tentou então algo mais arriscado, com apenas três defesas. Se a Académica rematava muito mas mal, por que não? O Sporting ainda criou uma oportunidade, por Wolfswinkel, mas foi sobretudo uma equipa desequilibrada. Uma equipa que já não escondia as dificuldades, a falta de coerência, antes parecia querer partir desse ponto para baralhar o adversário.

Enfim, acabou 0-0 porque a Académica afinal também não é mais do que aquilo. Tudo somado, foi pior resultado para os de Coimbra do que para os da casa. E escrever isto diz tudo sobre o momento que o Sporting atravessa. Nunca foi tão mau.

P.S.: Não encontro justificação para o facto de Vercauteren não ter assumido este jogo. Chegou na quarta. Na quinta viu o jogo na Bélgica. Por que não começou a trabalhar na sexta? Teria sido completamente diferente, para jogadores e adeptos, se tivesse estado no banco. O Sporting continua a ser gerido de forma inexplicável, acumulando erros e decisões incongruentes. Está a dez pontos dos dois da frente, o que não é mau, apenas natural. Pior do que isso é estar a oito do Sp. Braga. Afinal, esse é o objetivo para Vercauteren, chegar à Liga dos Campeões.