Sporting-Benfica: comente em directo!

O Sporting-Benfica desta segunda-feira não terá o ambiente de outros tempos. Os protagonistas oscilam entre o sonho e a dura realidade de que o título dificilmente escapará ao F.C. Porto. Ainda assim, ambas as equipas estão obrigadas a ganhar, quanto mais não seja por uma questão de orgulho e para manter alguma esperança.

Os encarnados ainda acreditam que é possível chegar ao topo, apesar de terem menos onze pontos que os portistas, que já disputaram a 20ª jornada. Um triunfo em Alvalade ainda permite que os benfiquistas sonhem com um objectivo complicado de alcançar, mas a derrota poderá significar o desmoronar das suas expectativas, como admite Jesus: «[em caso de derrota] Matematicamente não fica afastado, mas temos de ser realistas e admitir que se torna mais difícil.»

Os leões recebem os eternos rivais num momento conturbado, em termos desportivos e directivos. Para além disso, a distância para o primeiro é demasiado grande para que o Sporting alimente a ilusão de se sagrar campeão. Mas um derby está sempre revestido de emoções e uma derrota deixa o V. Guimarães a apenas um ponto. Por isso, o leão pode colocar as garras de fora e abalar o sonho encarnado. Afinal também estarão em jogo 103 anos de rivalidade.

Paulo Sérgio, que cumpre castigo depois de ter sido expulso em Olhão, não poderá estar no banco de suplentes. Por isso, também acabou por não fazer a habitual conferência de antevisão da partida.

Jorge Jesus quer manter a sequência de vitórias e diz que a pressão está do lado do Benfica, já que, segundo treinador, «o Sporting não corre para o primeiro nem para o segundo» lugar.

Onzes prováveis

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Torsiglieri, André Santos, Pedro Mendes, Matías Fernández, Maniche, Hélder Postiga e Yannick.

Benfica: Roberto, Maxi Pereira, Sidnei, Luisão, Fábio Coentrão, Salvio, Javi García, Aimar, Gaitán, Saviola e Cardozo.