[artigo atualizado]

Enquanto aguarda por uma decisão da Comissão Arbitral Paritária, relativa ao conflito contratual com o Sporting, Bruma mantém a forma na região de Mafra, às ordens de um ex-selecionador da Guiné. Trata-se de Baciro Candé, de 46 anos, que foi também jogador do Estoril, Rio Maior e Amora. Nos últimos anos tem sido treinador na formação do Oeiras.

Contactado pelo Maisfutebol, o técnico, que tem o quarto nível do curso, pela Federação Portuguesa de Futebol, garantiu que Bruma «tem feito todo o trabalho necessário a um atleta de alta competição». «Faz tanto trabalho físico como técnico», acrescenta.

Bruma tem treinado no Campo João Simões, em São Miguel de Alcainça, conforme revelado pelo jornal «A Bola», na edição desta sexta-feira. Em declarações ao Maisfutebol, o seu «treinador pessoal» garantiu que o avançado está «pronto para entrar numa equipa», seja qual for o seu futuro.

O internacional sub-21 português tem trabalhado com outros jovens guineenses. É algo que Baciro Candé tem promovido com regularidade, de resto, antes mesmo de ter Bruma no grupo. «Por estes dias têm sim grupos de cinco a oito jogadores, mais ou menos», revelou o ex-selecionador guineense. «Ele não faz treinos de conjunto, situações de jogo, mas faz trabalho com bola. Situações de três para três, de quatro para quatro», explicou, acrescentando que o programa por vezes inclui dois treinos por dia.

Embora Bruma esteja inserido num grupo reduzido de trabalho, e não num plantel de mais de vinte jogadores, como é habitual numa equipa, Candé defende que isso «recupera-se em duas semanas». No que diz respeito ao aspeto físico, a garantia é a de que Bruma está em boas condições.

Refira-se que Baciro Candé treinou também o Sporting de Bissau, filial do Sporting Clube de Portugal, com quem tem uma parceria (Paulo Torres é o treinador e coordenador de todo o futebol).

Quando estava ao serviço do Sporting de Bissau surgiram notícias de que Baciro Candé tinha sido detido por causa da suspeita de pertencer a uma alegada rede de agitadores, movida por questões religiosas, mas em conversa com o Maisfutebol o técnico fez questão de negar a detenção, bem assim como qualquer ligação a movimentações religiosas ou políticas.

Baciro Candé está agora a ajudar Bruma a manter a forma, enquanto trabalha com outros jovens guineenses, e nas últimas semanas surgiram notícias a falar da possibilidade de voltar a trabalhar na federação guineense, assumindo uma seleção jovem.

[artigo atualizado]