O Sporting confia resolver esta quinta-feira os problemas financeiros para cumprir os critérios do fair-play da UEFA. A nota positiva em mais uma verificação periódica estará por isso garantida, num trabalho que começou a ser feito por Godinho Lopes e será concluído por Bruno de Carvalho.

O clube tem até segunda-feira, incluindo a própria segunda-feira (uma vez que dia 31 é domingo), para cumprir os critérios, mas o novo presidente pretende deixar todas as questões resolvidas já esta quinta-feira, antes de se entrar no período festivo que mete um dia feriado e dois de fim de semana.

Recorde-se que as dívidas do Sporting nas últimas duas épocas deixaram o Sporting imediatamente sinalizado pela UEFA como um dos clubes possivelmente incumpridores, pelo que o clube chegou a ter os prémios das provas europeias retidos e passou a estar sob avaliações trimestrais da UEFA.

Leia ainda: Godinho Lopes garante ter pago o mês de fevereiro

Ora por isso Março é mês de uma dessas avaliações (os outros meses de avaliação são junho, setembro e dezembro), sendo que a UEFA obriga os clubes sinalizados a não ter dívidas ao fisco, a funcionários (incluindo atletas, claro) e a outros clubes (fornecedores), no âmbito de transferências.

De acordo com o que foi possível saber, o Sporting não conseguirá saldar todas as dívidas, mas terá pago a funcionários e apresentará documentos assinados por outros fornecedores a estender o prazo de pagamentos relativos a transferências. O que é também é um mecanismo permitido pela UEFA.

O clube diz por isso que vai saldar as dívidas que está obrigado a saldar (ligeiramente superiores a um milhão de euros) e vai ao mesmo tempo conseguir acordos com outros credores para adiar o pagamento de outras dívidas. Na segunda-feira portanto os critérios da UEFA estarão cumpridos.

Refira-se por fim que foi exatamente para isso que Bruno de Carvalho antecipou a tomada de posse para esta tarde: o Sporting tem urgência em resolver esta questão que viabilizasse a participação na UEFA e precisava de um dirigente que finalizasse os dossiers iniciados por Godinho.