João Moutinho poderá deixar o Sporting para rumar a Inglaterra. O capitão leonino não negou a possibilidade de o seu futuro passar pelo estrangeiro, após o jogo com o Boavista. O médio contornou a questão, apontando que depois da partida da Taça, frente ao F.C. Porto, «logo se verá».
Sem confirmar ou desmentir a possibilidade, a verdade é que Moutinho deixou a porta aberta a uma saída. O Maisfutebol sabe que Pini Zahavi, empresário do sportinguista, estuda algumas possibilidades no mercado inglês.
A qualidade do médio, que faz parte dos 23 eleitos de Scolari para o Euro-2008, e o facto de estar previsto no contrato que poderá sair por 15 milhões de euros serão motivos suficientes para chamar a atenção dos clubes estrangeiros.
Cláusula de 25 milhões pode baixar para 15
O número 28 do Sporting tem contrato até 2013 (assinou o novo vínculo no final da temporada passada). A cláusula de rescisão é de 25 milhões, mas o documento prevê a saída por uma soma a partir dos 15 milhões.
Caso os responsáveis do Sporting não aceitem o montante oferecido, isto falando de uma proposta concreta, terão de dar, no ano seguinte, dez por cento dessa verba ao jogador. Ou seja, se os leões tiverem uma proposta de 20 milhões, abaixo da cláusula de rescisão, podem recusar, mas terão de dar dois milhões a Moutinho.
O internacional é um dos jogadores mais bem pagos do plantel, a par de Liedson, e dá mostras de valer o esforço financeiro. Pelo menos é isso que retratam os números. Moutinho só não é totalista na Bwin Liga, por ter sido substituído. Mas foi sempre opção para Paulo Bento.