Leonardo Jardim deve ser oficializado como treinador do Sporting no início da próxima semana: de acordo com o que o Maisfutebol apurou, o acordo com o treinador madeirense está praticamente feito e deve permitir que o técnico seja anunciado logo depois de anunciada a saída de Jesualdo.

Entrevista a Jardim: «Só volto para um grande»

Trata-se de uma escolha que respeita o perfil que já tinha sido adiantado: um treinador português, que conheça bem o futebol nacional e que tenha experiência na projeção de jogadores. Jardim é um nome que estava em cima da mesa desde o primeiro momento e que ganhou força nos últimos dias.

Também de acordo com o que foi possível saber, Bruno de Carvalho pretende criar estabilidade no comando técnico da equipa, pelo que em cima da mesa estará um contrato maior do que apenas uma época. Leonardo Jardim torna-se o homem do presidente para projetar o novo plano de futebol.

Jardim: andebol, biologia, Queiroz e Cousteau

Treinador cumpre sonho antigo

O nome de Leonardo Jardim já foi, de resto, adiantado este sábado por vários jornais como a mais forte hipótese para o banco do Sporting, sendo certo que nesta altura o acordo está quase feito e tornar-se-á oficial na próxima semana. A ideia de Jardim é começar já a preparar a próxima temporada.

O próprio técnico já tinha dito que a hipótese de treinar o Sporting lhe agradava. «Neste momento estou cem por cento disponível», referiu, ele que é sportinguista e que aos quinze anos, quando ainda só jogava andebol, confessou na Madeira ao pai que um dia iria treinar o clube leonino.

Jardim: «Estar fora do futebol é insuportável»

O Sporting será, de resto, o quinto clube que Leonardo Jardim orienta como treinador principal em Portugal: começou no Camacha, da II Divisão, subiu o Desp. Chaves à Liga de Honra, foi campeão da Liga de Honra ao serviço do Beira Mar e levou o Sp. Braga ao pódio (e à Liga dos Campeões).

Esta época treinou o Olympiacos, da Grécia, que deixou no primeiro lugar, pelo que também ele é campeão grego: o primeiro título de uma primeira divisão da carreira de Leonardo Jardim. Chega a Alvalade sendo um treinador campeão e para cumprir um sonho de infância: treinar o Sporting.

Leia também:

Recorde o dia em que Leonardo Jardim disse ao pai que ainda iria treinar o Sporting