O Sporting partiu esta manhã para Luanda onde esta quinta-feira defronta a selecção angolana, orientada por Lito Vidigal, em jogo integrado nas comemorações do 36º aniversário da independência daquele país.

Numa deslocação de carácter social, a equipa leonina deixará a sua marca no Monumento Herói Nacional, Dr. Agostinho Neto, primeiro presidente angolano, e participará numa actividade de solidariedade com crianças de Talatona.

Leões já estão em Luanda

À partida para Angola, o presidente Godinho Lopes justificou a visita com «expectativas institucionais»: «O Sporting entende que deve marcar presença em Angola, preocupando-se com um país que também se preocupa connosco. Se pode haver algum contributo ou retribuição, de um clube que tem uma preocupação nacional, é procurar difundir, junto da federação e do ministério, um acordo no sentido de promover escolinhas que permitam fazer a inclusão social num esquema claro de solidariedade com as crianças».

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Federação angolana e o Sporting, dez jogadores daquele país farão estágio na Academia de Alcochete.

Além disso «o Sporting tem a sua presença espalhada no Mundo através dos sportinguistas» e por isso esta visita é também uma oportunidade de «reviver o sportinguismo».

A equipa do Sporting partiu para o embate frente aos Palancas Negras com várias ausências: Rinaudo, Insúa, Jeffren e Izmailov por lesão e Rui Patrício, João Pereira (Portugal), Elias (Brasil), Schaars (Holanda), Onyewu (EUA) e André Martins (Portugal sub-21) que estão ao serviço das selecções. Sete juniores - Filipe Chaby, Farley Rosa, Iuri Medeiros, Luís Cortez, Rodolfo Simões, Rúben Semedo e Edgar Ié - integram a comitiva, a fim de fazer face ao lote de indisponíveis.

Lista de convocados:

Guarda-redes - Tiago e Marcelo;

Defesas - Evaldo, Arias, Daniel Carriço, Pereirinha, Rúben Semedo, Rodolfo Simões e Edgar Ié;

Médios - André Santos, Filipe Chaby, Farley Rosa, Luís Cortez, Diego Capel e Carrillo;

Avançados - Bojinov, Van Wolfswinkel, Diego Rubio e Iuri Medeiros.