O Sporting tem praticamente garantida a contratação de Paulo Henrique. O avançado brasileiro deverá chegar a Alvalade por empréstimo de seis meses, ficando a formação leonina com opção de compra do passe no final da temporada. Neste momento, de resto, faltam apenas definir detalhes.

A confiramação da contratação foi dada ao Maisfutebol por Tiago Ribeiro, representante da Traffic em Portugal. O dirigente viajou aliás para a Turquia, onde se encontra nesta altura a ultimar a cedência do jogador. «Acredito que até final do dia ainda possamos anunciar a transferência», disse.

«O Sporting interessou-se pelo Paulo Henrique e entrou em contacto com o Trabzonspor. As negociações entre os clubes estão a correr muito bem, houve abertura de ambas para as partes para chegar a um acordo e por isso as coias devem ficar definidas em breve», revelou Tiago Ribeiro.

«Da parte do jogador também está tudo certo. Estamos em contacto com o Sporting e o acordo está praticamente feito. Por aí não há problemas. As coisas estão a correr muito bem. O Paulo Henrique está muito entusiasmado em ir para o Sporting e em jogar num clube grande do futebol português.»

Tiago Ribeiro confirmou de resto que se trata de um empréstimo de seis meses, ficando o Sporting com opção de compra. Desta forma, Jesualdo Ferreira encontra o avançado que pretendia, e nas condições que pretendia, para competir com Van Wolfswinkel por um lugar na frente de ataque.

Paulo Henrique até pode tornar-se, no entanto, o substituto de Van Wolfswinkel, sendo que o clube leonino continua a negociar o holandês e pode chegar a acordo para a venda do jogador até ao final do mês de janeiro. Certo para já é que Paulo Henrique chegará em breve a Alvalade para ser opção.

Uma carreira de altos e baixos

Paulo Henrique Carneiro Filho é um avançado de 24 anos que no Brasil deu nas vistas no Atlético Mineiro. Saiu depois para o Heerenveen, onde chegou para substituir o goleador Afonso Alves: fez 107 jogos e marcou 36 golos. Após um breve regresso ao Palmeiras, voltou para a Europa.

Foi então contratado pelo Westerloo, da Bélgica, clube onde teve o melhor rendimento da carreira: em 36 jogos apontou 22 golos. Foi então contratado pelo Trabzonspor, clube que luta pela Liga dos Campeões na Turquia, sendo que no primeiro ano fez 42 jogos e apontou apenas três golos.

Esta época já realizou onze jogos, divididos entre dez na liga turca e um na Liga Europa, e marcou dois golos. Tem menos dois jogos (e mais um golo), por exemplo, do que Janko, avançado que passou pelo F.C. Porto e que também disputa um lugar na frente de ataque com Paulo Henrique.

Veja um golo de Paulo Henrique ao Benfica:



Veja um vídeo dos golos de Paulo Henrique: