Santiago Arias vai assinar um contrato com o Sporting válido por cinco temporadas. O lateral direito colombiano já não foge aos leões, como nos confirmou Andrés Chárria Saenz, advogado do jogador e responsável pelo processo da desvinculação com o seu anterior clube [La Equidad].

«Está uma pessoa do Sporting com o Santiago em Toulon, onde ele representa a selecção de sub-20. Há acordo absoluto sobre todos os aspectos, entre o clube e o jogador, e o Santiago vai assinar nos próximos dias um acordo até 2016», explicou o causídico ao Maisfutebol.

Segundo Andrés Chárria Saenz, o PSV intrometeu-se no negócio durante os últimos dias, mas a proposta do Sporting prevaleceu. «O Santiago é titular absoluto de uma das melhores selecções jovens do mundo e está a despertar a atenção. Isso é normal. De qualquer forma, acabou por escolher o Sporting e escolheu bem. Só falta mesmo assinar os papéis.»

Arias ganhava 600 euros/mês no La Equidad

Santiago Arias rescindiu unilateralmente com o La Equidad, alegadamente por salários em atraso, e a situação levantou algumas dúvidas. Andrés Chárria Sanchez esclareceu e sossegou o departamento jurídico dos leões.

«Ainda que a FIFA determinasse o pagamento de uma indemnização ao La Equidad, algo que não deverá ocorrer, esta seria sempre muito baixa. Não será isso a impedir que Santiago Arias venha a ser jogador do Sporting», diz o advogado do jogador.

Por aquilo que sabemos, Santiago Arias ganhava 600 euros por mês no La Equidad, um número baixíssimo quando comparado com os padrões do futebol profissional europeu. Ao abrigo do artigo 17º do regulamento de transferências, mesmo que o Sporting tenha de pagar alguma coisa aos colombianos, os valores serão sempre insignificantes.

Também Santiago Arias confirmou a transferência para o Sporting, acertada «antes do Torneio de Toulon», cuja final é nesta sexta-feira. «Sim, está tudo certo, o acordo é por cinco anos. Foram negociações fáceis e chegámos a algo muito bom. Estou feliz, o Sporting é um grande clube, sei que não tem tido épocas fáceis, mas luta sempre pelos primeiros lugares», assumiu o jogador, em declarações à RR.



Imagens de Santiago Arias:



Colômbia sub-20 em Toulon:



[artigo actualizado às 23h00]