O canal de televisão do Sporting deve arrancar em agosto de 2013, respeitando a estratégia das operadoras de cabo Meo e ZON, com as quais já existe um acordo de princípio.

«Falou-se na hipótese de 1 de junho, aniversário do Sporting, mas como nessa data quase toda a gente entra de férias, as operadoras apontam o início de agosto como a melhor altura», explicou Rui Paulo Figueiredo, vice-presidente do Sporting, à agência Lusa.

O acordo com a Meo e a ZON será formalizado «muito em breve», mas também decorrem «reuniões de trabalho e negociações com outras plataformas, como Cabovisão, Vodafone e Optimus».

A gestão do canal será assumida pela empresa «Sporting Com», criada entretanto, e que solicitará a licença à Entidade Reguladora da Comunicação (ERC). «Só avançamos com as receitas contratualizadas para o triénio. Por isso é que foi criada uma empresa para gerir o canal, que terá autonomia financeira. Queremos custos de operação e investimento que sejam suportados pelas receitas fixas já contratualizadas», explicou Rui Paulo Figueiredo, referindo-se às verbas provenientes do acordo com as operadoras de cabo, às quais se vai juntar depois o lucro da publicidade.

«Todos os conteúdos informativos e a parte da produção serão assegurados com meios do Sporting, em termos de recursos humanos. Quanto às áreas técnicas, os recursos alocados, quer técnicos quer humanos, sê-lo-ão através de outsourcing, pelo que já consultámos seis empresas para apresentarem propostas», acrescentou o dirigente, negando qualquer acordo com a PPTV de Joaquim Oliveira.

O canal de televisão do Sporting deve ficar sediado no Estádio José Alvalade, onde será «montado um grande estúdio, desdobrado em dois espaços de emissão, e provavelmente um terceiro na zona dos camarotes, com vista para o estádio». «Quanto a Odivelas e Alcochete, a ideia é criar condições para que seja possível fazer diretos a partir desses espaços», explicou Rui Paulo Figueiredo.

No que diz respeito à programação, a ideia inicial passa por emitir «quatro a seis horas de programação nova por dia, sendo o horário restante preenchido com repetições para sustentar a emissão o dia todo». Ao fim de semana haverá mais transmissões em direto, das várias modalidades do clube.

Rescisão com a Cunha Vaz

Entretanto, o Sporting também comunicou que a rescisão com a Cunha Vaz e Associados, empresa de consultores de comunicação, se deveu a «incompatibilidades». A firma é passou a trabalhar com a Federação Portuguesa de Futebol.