O União da Madeira apresentou reclamação administrativa/graciosa à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), devido aos horários definidos para a 45.ª jornada da prova. O documento foi enviado esta quarta-feira ao organismo que tutela as competições profissionais, estando os azuis e amarelos a aguardar uma posição oficial da Liga.

O clube madeirense, que disputa a subida à Liga principal (está em quarto, com 74 pontos), alega que os resultados a serem obtidos, quer pelo Benfica B e pelo Sporting B, podem ter influência na classificação final.

«Foi com total estupefação que o reclamante [União da Madeira] verificou o comunicado oficial n.º 373 da Liga Portuguesa de Futebol Profissional» referente ao «horário dos jogos a contar para a 45.ª jornada da Segunda Liga (penúltima jornada)», pode ler-se no documento a que o Maisfutebol teve acesso.

De acordo com a reclamação, o União alerta que, em caso de igualdade pontual entre mais de duas equipas, será considerado o número total de pontos alcançados nos confrontos entre elas, podendo as equipas B do Sporting e do Benfica entrar nessas contas e ter interferência no desfecho final, ainda que as equipas B não possam frequentar o mesmo escalão das equipas principais, não podendo, neste caso, entrar nas contas da subida.

«Tal decisão do vogal do Conselho Executivo é totalmente inaceitável», tendo em conta que «os resultados obtidos pelo Benfica B (tal como os do Sporting B) poderão ter influência no regime de subidas/tabela classificativa», acrescenta.

Quer isto dizer que as equipas B poderão atingir os 77 pontos, o mesmo se podendo passar com Sporting da Covilhã, Desportivo de Chaves e União da Madeira, pelo que o clube insular considera não se justificar assim a discrepância nos horários dos jogos.

O jogo entre FC Porto B e Benfica B está agendado para as 15:00 horas de domingo, estando os jogos em que intervêm União da Madeira, Covilhã e Chaves, bem como o Sporting B, marcados para as 17:00 horas de sábado.

«Os jogos com o Benfica B terão de se realizar no mesmo dia e hora que os restantes candidatos ao segundo lugar da tabela classificativa. Desta forma é totalmente inaceitável que o FC Porto B e o Benfica B joguem entre si 22 horas após todos os outros clubes (SAD/SQUD)», concretizam os insulares.